Concelhos

Duas estreias e três artistas internacionais no cineteatro

pub

A programação para abril, maio e junho no Cineteatro António Lamoso traz a Santa Maria da Feira duas estreias absolutas, Bownd e Fátima, e a presença de artistas internacionais como Yamandu, Pagagnini e Klub Girko.

A 5 de abril, regressa a Mostra de Artes Performativas, um concurso concelhio que visa incentivar diferentes talentos nas áreas do teatro, dança, música, circo e performance, e as atividades continuam até ao verão com o acolhimento de eventos do foro associativo, como é o caso do XI Festival da Canção da Academia de Música e Artes de Rio Meão, no dia 15 de junho.

Em estreia absoluta, Bownd, um apoio à nova criação, traz oficinas, workshops e uma experiência em palco (a 17 e 27 de abril) baseadas na procura do movimento ligado ao universo do desafio de limites. Um caminho de construção de fronteiras através da percussão corporal, voz e movimento para uma consciência mais clara sobre quem somos e quem não somos na relação com o outro. Ainda sobre estreias, o teatro musicado “Fátima – Memórias de Lúcia” retrata fielmente as vivências da família da pastorinha antes e durante as aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Além de Bownd, também em residência no Imaginarius Centro de Criação estará a companhia internacional Klub Girko que, na sequência de uma residência artística partilhada entre os dois projetos a solo “China Series” de Julian Vogel e “Combat d’Coq” de Josef Stiller, apresentará dois momentos, a 15 e 18 de maio, a partir de materiais desafiantes, a cerâmica e o bambu, desenvolvendo uma relação entre construção e desconstrução, equilíbrio e desequilíbrio, entre público e objetos.

No âmbito do Festival Internacional de Música de Paços de Brandão, Santa Maria da Feira recebe mais dois artistas internacionais. O brasileiro Yamandu Costa, considerado um dos maiores guitarristas e compositores da atualidade, nomeado para dois Grammy latinos, traz o seu estilo musical muito próprio ao Cineteatro no dia 6 de abril; e ‘Pagagnini’, a 30 de abril, surpreende com um espetáculo musical inovador que elenca algumas das mais apreciadas peças musicais de todo o mundo em tom de comédia.

A abrir os concertos A4HÁ, a 10 de abril, os Indignu, depois de várias tournées pela Europa, trazem na bagagem o mais recente registo discográfico, “Umbra”, com colaborações de Manel da Cruz e Ana Deus; e a 24 de abril, chega “Paisiel”, o projeto do baterista, percussionista e escultor sonoro João Pais Filipe e do saxofonista alemão Julius Gabriel. Dois espetáculos de curadoria para a área da Música Urbana pela Basqueiro Associação Cultural no âmbito do protocolo celebrado com o Município feirense. Ainda no ciclo A4HÁ, Isaura apresenta a sua “Memória”, a 22 de maio, um projeto que visa trabalhar o tema, através de um livro, uma performance teatral e temas musicados, junto do público sénior.

Para os jovens e outros interessados, o mês de junho oferece um Meet Up, no dia 7, subordinado à Cultura, Design e Indústria, organizado pela i9jovem com o objetivo de potenciar as redes de contactos e troca de experiências num espaço de criação e aprendizagem com acesso gratuito.


Palavras-chave: ,

Concelhos - Março 29, 2019

Relacionados

Os ritmos do Brasil em mais “Uma Dança por Mês” no cineteatro

As danças urbanas voltam à sala de ensaios do Cineteatro António Lamoso, em mais uma iniciativa “Uma Dança por Mês”, do Ballet Contemporâneo do Norte. Em abril, o país em foco é o Brasil, com o dançarino Renann Fontoura a fazer um “pequeno paralelo entre o hip-hop e o funk”. Integrada no programa €UROTRA$H, a […]

Já cheira a Imaginarius. De um globo gigante, sairão atores, dançarinos, trapezistas e músicos. Memórias de infância em todo o seu esplendor

O próximo Imaginarius dá as boas-vindas ao mundo imaginário. Imaginar um globo gigante de onde exalam atores, dançarinos, trapezistas e músicos, com várias projeções e momentos de pirotecnia. O desafio é entrar no espetáculo repleto de energia. Tudo preparado para a produção “Globe”? O encontro está marcado para os dias 24 e 25 de maio, […]

Mais de 700 bailarinos de todo o mundo competem no Europarque

O Concurso Internacional de Bailado (CIB) do Porto 2019 vai realizar-se entre os dias 4 e 7 de abril, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A 9.ª edição do concurso contará com a participação de mais de 700 bailarinos de todo o mundo. O principal objetivo deste concurso é premiar e apoiar jovens bailarinos […]