Concelhos

Marionetas de Portugal e da Galiza no palco do Eixos de 20 a 24 de março

pub

Santa Maria da Feira volta a acolher o Eixos com cinco companhias, três portuguesas e duas galegas, que trazem histórias surpreendentes às escolas do concelho e ao palco do Cineteatro António Lamoso. O programa inclui, ainda, um workshop e uma exposição que junta peças com mais de 500 espetáculos na bagagem.

Eixos – Ciclo de Teatro de Marionetas de Portugal e Galiza é um projeto performativo e lúdico, que explora múltiplas valências do teatro de marionetas, seduzindo os mais diversos públicos, desde crianças a adultos até profissionais. A segunda edição do evento, que decorre entre os dias 20 e 24 de março, oferece uma programação diversificada e totalmente gratuita em várias escolas do Concelho e no palco do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.

Ao longo dos cinco dias, Eixos acolhe apresentações de companhias nacionais e galegas, unindo histórias e partilhando experiências desta vertente de teatro nos dois territórios. A abertura, no dia 20, às 10h00, leva à EB da Igreja de Milheirós de Poiares “Variações com Marionetas de Fios”, pelas Marionetas da Feira, um desfile em que as marionetas exibem as suas habilidades musicais e circenses. Pelas 14h00, a companhia Historioscópio apresenta “Uma Lágrima no Oceano”, na EB de Canedo, uma luta pelo futuro da água travada por uma menina e o seu avô.

A 21 de março, a companhia Chão de Oliva faz duas exibições da peça “Segredo do Rio”, às 10h00 e às 14h00, no Cineteatro António Lamoso, uma adaptação da história infantil de Miguel Sousa Tavares que retrata a amizade entre um peixe e um rapaz numa metáfora da relação entre a natureza e a humanidade. No dia 22, mais duas apresentações de “Variações com Marionetas de Fios”, às 10h00, na EB da Igreja de Paços de Brandão, e às 14h00, na EB da Igreja de Lobão. Ainda no mesmo dia, pelas 21h30, no Cineteatro, a companhia “El Retrete de Dorian Grey” apresenta “Retrete Cabaret”, um espetáculo que condensa 10 anos de experimentação. Segue-se, às 22h30, uma mesa redonda com todos os marionetistas.

O dia 23 de março traz um workshop de manipulação de marionetas, às 10h00, pela companhia El Retrete de Dorian Grey, que volta a apresentar, às 16h00, “Retrete Cabaret” no Cineteatro António Lamoso. O momento inclui, ainda, uma visita guiada à exposição, patente ao longo dos cinco dias no Cineteatro, com elementos cénicos e estruturas móveis dos espetáculos históricos das companhias Marionetas da Feira e Historioscópio. O Ciclo de Marionetas termina com mais uma exibição, às 11h00, de “Variações com Marionetas de Fios”, desta vez na Praça da República; e às 16h00, no Cineteatro António Lamoso, a companhia galega Tanxarina leva a palco ‘Trogloditas’, em que três trogloditas convidam o público a entrar no primeiro teatro da pré-história: a “Caverna”.


Palavras-chave: ,

Concelhos - Março 15, 2019

Relacionados

“Sinfoniónico”: Concertos comentados para famílias

Três peças majestosas da história musical serão apresentadas e comentadas no próximo dia 31 de março, às 11h30, no Cineteatro António Lamoso. O evento “Sinfoniónico” é dedicado às famílias e abre o leque da música clássica e dos grandes compositores. O maravilhoso e complexo universo da música sinfónica abrirá as partituras às famílias, no próximo […]

PAPC envolve mais associações culturais do concelho

Foram recentemente celebrados entre a Câmara de Santa Maria da Feira e 27 associações culturais do concelho, os protocolos de parceria, no âmbito do Programa de Apoio a Projetos Culturais (PAPC), assinalando-se um aumento crescente da participação de associações neste programa municipal. O PAPC, implementado em 2015, foi pensado como um instrumento de desenvolvimento do […]

Mais de 130 mil euros atribuídos ao associativismo desportivo

No âmbito do Programa de Apoio ao Desporto, a Câmara de Santa Maria da Feira aprovou 10 candidaturas apresentadas pelo associativismo desportivo do concelho, disponibilizando, para o efeito, uma verba global de mais de 130 mil euros. Neste âmbito, o Sport Ciclismo de S. João de Ver (40 320 euros), o Centro Desportivo e Cultural […]