d'outras

CIAC assinala Dia Mundial dos Direitos ao Consumidor com sessão sobre consumos na era digital

O CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Santa Maria da Feira assinala, no dia 25 de março, o Dia Mundial dos Direitos ao Consumidor com a sessão intitulada “O Consumidor na Era Digital – Vantagens e Desafios”, que terá lugar no Isvouga – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, pelas 18h30.

O programa inclui intervenções sobre  compras online pela jurista da Deco Tânia Oliveira, pagamentos eletrónicos pela também jurista da Deco, e meios alternativos de resolução de litígios pela juíza dos Julgados de Paz, Daniela Costa.

Atento ao crescimento do comércio digital e avaliando os desafios da Internet, o CIAC promove esta sessão com o objetivo de transmitir informação útil para a adoção de comportamentos mais seguros pelos consumidores nas compras na Internet, através de um maior conhecimento dos seus direitos, sobre os meios de pagamento a utilizar e os meios de resolução de conflitos, em caso de reclamação neste tipo de compras. Sensibilizar futuros profissionais para a salvaguarda dos interesses e legítimos direitos dos consumidores no desempenho das suas atividades é também um dos objetivos da iniciativa. Com estas ações, o CIAC pretende que todos os munícipes sejam consumidores bem informados e optem por escolhas responsáveis e seguras, avaliando riscos e oportunidades.

O primeiro reconhecimento público dos direitos fundamentais do consumidor reporta-se a 15 de março de 1962, integrado no discurso do então presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, que afirmou que #todos somos consumidores”. Desde então, o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor celebra-se anualmente a 15 de março.

 

 


d'outras - Março 13, 2019

pub

Relacionados