Concelhos

Rastreio para crianças assinala Dia Europeu da Terapia da Fala

pub

 

O rastreio de “linguagem e articulação” dirigido a crianças em idade pré-escolar, realizado na última quarta-feira no Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, correspondeu às expectativas dos promotores que, com esta iniciativa, pretenderam assinalar o Dia Europeu da Terapia da Fala.

“O nosso objetivo, para além da intervenção, passa pela prevenção e, cada vez mais, queremos estar junto da comunidade do concelho de Ovar neste propósito”, afirma a terapeuta da fala, Ana Patrícia Silva, que desempenha funções no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Ovar.

Durante o rastreio gratuito foram aplicados instrumentos formais e informais (validados pela Universidade de Aveiro), sendo entregue no final o relatório com a respectiva análise. Além desta despistagem, o programa comemorativo contemplou ainda a realização de uma sessão individual de esclarecimento/sensibilização para a temática.

“Estas iniciativas são muito importantes para a população”, começa por salientar Susana Reis, também terapeuta da fala e que juntamente com Ana Patrícia Silva dinamizou o programa do Dia Europeu da Terapia da Fala neste equipamento hospitalar.

“No caso de ser detectado algum problema neste tipo de rastreio, o passo a seguir é agendar consulta no médico de família e este, ‘à posteriori’, encaminhar para a consulta de pediatria no hospital, fazendo-nos chegar – se for necessária a nossa intervenção – o pedido para iniciar a terapia da fala”, explica Susana Reis.

O Dia Europeu da Terapia da Fala, assinalado a 6 de março, foi criado em 2004 com o objetivo de chamar a atenção para a profissão em toda a Europa, sensibilizando os cidadãos para as perturbações da comunicação, o seu efeito sobre a saúde humana, os direitos dos pacientes com perturbações da comunicação e a forma de os ajudar.


Palavras-chave:

Concelhos - Março 9, 2019

Relacionados

No mês do pai, ecografias gratuitas para conhecer o sorriso do bebé

No próximo sábado, dia 23, o Dolce Vita Ovar oferece aos futuros pais uma experiência única: conhecerem os seus bebés antes de nascerem através de ecografias emocionais 3D e 4D. Estas ecografias designadas de “emocionais” permitem uma imagem realista e tridimensional do bebé, sendo possível ver o que está a fazer em tempo real – […]

PS quer debate sobre Carnaval

O PS de Ovar agradece o empenho, a dedicação, a criatividade e alegria com que todos os elementos dos grupos carnavalescos, passerelle e escolas de samba, brindaram o público que assistiu ao corso deste ano. “São vocês que tornam o nosso Carnaval de Ovar, um evento e marca de notoriedade nacional e internacional. Marca esta que […]

Igualdade de género em debate no 1.º Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas esta sexta-feira

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) escolheu Ovar – o Polo de Inovação e Capacitação Social de São João de Ovar – para realizar o seu 1.º Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas, que se vai realizar esta sexta-feira, 8 de março, a partir das 9h30. O evento, criado pela UMP no âmbito da sua estratégia […]