d'outras

Igualdade de género em debate no 1.º Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas esta sexta-feira

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) escolheu Ovar – o Polo de Inovação e Capacitação Social de São João de Ovar – para realizar o seu 1.º Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas, que se vai realizar esta sexta-feira, 8 de março, a partir das 9h30.

O evento, criado pela UMP no âmbito da sua estratégia de rejuvenescimento do Movimento Mutualista, que tem num dos eixos a dinâmica da igualdade de género, coincide com o Dia Internacional da Mulher e serve também para comemorar a data.

O programa, que decorre ao longo de todo o dia, reserva para o período da manhã, a sessão de abertura (10h30) com a presença do presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, e o presidente do conselho de administração da UMP, Luís Alberto Silva, e uma conferência sobre os “Caminhos da Igualdade”. Neste painel, intervêm personalidades como Carla Rodrigues, presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida e ex-deputada; Cristina Almeida, diretora da Yasaki Saltano (Ovar); Patrícia Vasconcelos, empreendedora; Rosa Maria Gomes, comissária da PSP Ovar; e Rosa Venâncio, do Departamento de Mulheres Socialistas de Aveiro. A moderação deste painel estará a cargo de Carla Silva, presidente da Mesa da Assembleia Geral da União das Mutualidades Portuguesas.

Depois do almoço de confraternização, assistir-se-á a uma mesa redonda – “Conversa de Mulheres”- centrada nos múltiplos papéis que a mulher desempenha no quotidiano, no qual as participantes partilharão experiências pessoais, ideias e estratégias para uma intervenção mais ativa no associativismo, em especial no movimento mutualista. Neste painel, moderado por Mafalda Rodrigues, participam presidentes mutualistas mulheres: Ângela Pereira (AMUT Associação Mutualista de Gondomar), Armanda Fernandez (Associação de Socorros Mútuos Freamundense), Jani Silva (Presidente da Direção d’A Familiar – Associação de Socorros Mútuos da Póvoa de Varzim) e Ricardina Ribeiro (Presidente da Direção da Glória Portuguesa Associação de Socorros Mútuos).

O Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas decorrerá entre as 10h30 e as 16h30, no Pólo de Inovação e Capacitação Social de São João de Ovar, contemplando, em paralelo a realização de uma mostra de serviços e produtos relacionados com o universo feminino.

A iniciativa, dirigida a todas as mulheres, mutualistas ou não, e a todos os interessados na temática da igualdade de género, é de participação gratuita e inclui um almoço de confraternização.


d'outras - Março 7, 2019

pub

Relacionados

No mês do pai, ecografias gratuitas para conhecer o sorriso do bebé

No próximo sábado, dia 23, o Dolce Vita Ovar oferece aos futuros pais uma experiência única: conhecerem os seus bebés antes de nascerem através de ecografias emocionais 3D e 4D. Estas ecografias designadas de “emocionais” permitem uma imagem realista e tridimensional do bebé, sendo possível ver o que está a fazer em tempo real – […]

Rastreio para crianças assinala Dia Europeu da Terapia da Fala

  O rastreio de “linguagem e articulação” dirigido a crianças em idade pré-escolar, realizado na última quarta-feira no Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, correspondeu às expectativas dos promotores que, com esta iniciativa, pretenderam assinalar o Dia Europeu da Terapia da Fala. “O nosso objetivo, para além da intervenção, passa pela prevenção e, cada vez […]

PS quer debate sobre Carnaval

O PS de Ovar agradece o empenho, a dedicação, a criatividade e alegria com que todos os elementos dos grupos carnavalescos, passerelle e escolas de samba, brindaram o público que assistiu ao corso deste ano. “São vocês que tornam o nosso Carnaval de Ovar, um evento e marca de notoriedade nacional e internacional. Marca esta que […]