Política

Mais profissionais de saúde

pub

No início de janeiro, o BE reuniu com a Unidade de Saúde Pública do ACES Feira-Arouca. Nessa reunião, esteve o deputado Moisés Ferreira e os vários delegados de saúde da região. Na sequência desse encontro, o BE endereçou uma pergunta ao Governo sobre a necessidade identificada de contratar mais profissionais de forma a que fossem respondidas todas as necessidades da USP do ACES Feira-Arouca.

Na resposta do Governo a essa pergunta, foi reconhecida a necessidade dessas contratações e dada a informação de que está a ser preparado um procedimento para o reforço da equipa da Unidade de Saúde Pública do ACES Feira-Arouca.

Em função da resposta do Governo, o BE endereçou outra pergunta de forma a saber ao certo quantos profissionais serão contratados e para quando estão previstas essas mesmas contratações.

O Conselho Nacional de Saúde, no seu último relatório sobre fluxos financeiros do SNS, referiu que apenas cerca de 1% do seu orçamento era destinado à promoção da saúde, o que, para o BE, “representa um claro desfasamento entre a importância da promoção para a saúde e os recursos destinados a esta função”.

O BE quer compromissos claros que reforcem a saúde no concelho de Santa Maria da Feira e, sendo a saúde pública um alicerce fundamental do SNS, nomeadamente nas suas funções de vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença, é, em seu entender, “necessário garantir que esta Unidade pode desenvolver mais atividades de vigilância e prevenção, assim como atividades de promoção e educação para a saúde junto das populações dos concelhos de Santa Maria da Feira e de Arouca”.


Política - Março 3, 2019

Relacionados