Concelhos

Copos biodegradáveis evita consumo de 1600 garrafas de plástico

pub

A água disponibilizada aos participantes na edição deste ano do Carnaval das Escolas de São João da Madeira foi distribuída em copos biodegradáveis de cana de açúcar. Esta opção por uma solução amiga do ambiente evitou o consumo de, pelo menos, 1600 garrafas de plástico, tendo por referência o número das que foram entregues no desfile de 2018.

“O Carnaval das Escolas passou a ter uma importante marca ecológica”, salienta o presidente da Câmara de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, salientando que “a substituição das garrafas de plástico por copos biodegradáveis reflete o combate da autarquia à utilização do plástico”.

A decisão de utilizar copos biodegradáveis neste evento da cidade, realizado no último sábado, insere-se no pacote de medidas ambientais lançado no corrente ano pela câmara sanjoanense, no âmbito do qual o Município assumiu o compromisso de desenvolver ações concretas para eliminar, nos seus eventos e nos seus edifícios, utensílios de plástico de utilização única ou descartáveis.

A adoção de boas práticas ambientais por parte do Município passa igualmente pelo recurso a papel reciclado, tendo o serviço de aprovisionamento do Município recebido instruções para proceder exclusivamente à aquisição de papel de fotocópia e de impressão reciclado, sendo que o papel branco só será utilizado até se esgotar o stock existente.

Com o apoio financeiro do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), a câmara vai lançar este ano diversas outras medidas inovadoras na área ambiental, como atribuição de 1600 ecopontos domésticos e a concretização de um programa-piloto para testar a aplicação de um sistema poluidor-pagador.

Como realça o presidente da Câmara, com a aplicação destas medidas ambientais, este ano ficará marcado por uma “grande mudança de paradigma” no combate à produção de resíduos na cidade.


Palavras-chave: ,

Concelhos - Fevereiro 27, 2019

Relacionados

Manhã sem carros na Avenida Dr. Renato Araújo no dia 24

A recuperação da qualidade ambiental das cidades é um tema premente, por esse motivo, o município São João da Madeira lança esta iniciativa e vai encerrar ao trânsito a Avenida Dr. Renato Araújo, entre a rotunda do hospital e Largo do Souto, em ambos os sentidos. Os carros darão lugar às pessoas e às inúmeras […]

PS quer debate sobre Carnaval

O PS de Ovar agradece o empenho, a dedicação, a criatividade e alegria com que todos os elementos dos grupos carnavalescos, passerelle e escolas de samba, brindaram o público que assistiu ao corso deste ano. “São vocês que tornam o nosso Carnaval de Ovar, um evento e marca de notoriedade nacional e internacional. Marca esta que […]

A poesia está em todo o lado em São João da Madeira. Nas fábricas, no mercado, nos restaurantes, nos bares, no centro de saúde, nas cordas e autocarros

São João da Madeira já respira poesia. A 17.ª edição do Poesia à Mesa anda por vários locais da cidade até 23 de março. O Festival divulga um vasto conjunto de poetas e suas obras, através de ações em locais e contextos poucos habituais, aumentando o gosto pela poesia e estimulando os hábitos de leitura […]