O Pai Natal chegou à Feira para ficar em Perlim e “promover” o Mercado

pub

Diretamente da Lapónia, o Pai Natal chegou esta sexta-feira à noite a Santa Maria da Feira para receber todas as crianças na sua casa em Perlim, na Quinta do Castelo, cujos portões se abrem este sábado. Era aguardado às portas dos Paços do Concelho por uma multidão e recebeu das mãos do presidente da Câmara, Emídio Sousa, as chaves do Município. E porque era noite, Emídio Sousa carregou num botão e, de repente se fez luz. Não aquela que indicou a Luís Filipe Vieira o caminho da permanência de Rui Vitória ao leme dos encarnados de Lisboa, mas a que oficialmente declarou o início da quadra natalícia em Santa Maria da Feira.

A árvore de Natal no Largo Dr. Gaspar Moreira, com a sua estrela a 12 metros de altura, brilhou com as suas luzes brancas e azuis, os edifícios dos Paços do Concelho e as ruas do centro histórico com as suas decorações alusivas à quadra iluminaram a noite fria.

Quando se fez luz, houve festa na Praça da República. Música, dança, criançada a chamar pelo Pai Natal, muita gente apinhada para ver. O Pai Natal entrou na charrete num cortejo com muitos dos habitantes de Perlim ao longo deste mês de dezembro, a caminho do “Mercado de Natal” que quer ser um complemento para o lazer para quem visita Perlim.

 

“Estamos a dar um passo muito importante para o futuro do Mercado, dando uma oportunidade a este espaço como zona de atividade, pelo menos ao fim de semana. O caminho está a ser bem trilhado e vamos ter futuro neste Mercado Municipal”, afirma Emídio Sousa, presidente da Câmara da Feira.

 

“Tínhamos a intenção de revitalizar o Mercado Municipal, uma obra do arquiteto Fernando Távora que merece referência em todas as revistas de arquitetura do mundo e é extraordinariamente visitado. Fomos extremamente felizes no trabalho que fizemos, porque conseguimos conciliar com Perlim, que fecha às 18h00/18h30, e conseguimos prolongar a a estadia dos visitantes até à noite”, afirmou Emídio Sousa, com um sorriso estampado no rosto pela presença de tanta gente na noite que anunciava a quadra do Natal em Santa Maria da Feira.

“Estamos a dar um passo muito importante para o futuro do Mercado, dando uma oportunidade a este espaço como zona de atividade, pelo menos ao fim de semana. O caminho está a ser bem trilhado e vamos ter futuro neste Mercado Municipal”, explicou o presidente da Câmara, lembrando que 30 por cento dos visitantes são estrangeiros e muitos deles estarão “disponíveis para ficar mais tempo, visitando outros espaços, fazendo compras, jantando e lanchando”. Segundo o autarca, o “Natal do Mercado”, com o artesanato, os produtos típicos de Natal e as suas guloseimas, contribuirá para prolongar a visita a Santa Maria da Feira para além do horário de funcionamento de Perlim e até pernoitar.

 

Perlim no top de vendas da Bilheteira On Line

Paulo Sérgio Pais, administrador executivo da Feira Viva, que organiza Perlim, traça um paralelo entre o “icónico” Mercado Municipal, como “complemento perfeito de Perlim”, com a Quinta do Castelo, que esteve abandonada e que se transfigurou com o parque temático de Natal. “O mercado está nesse processo de recuperação e é fantástico sentir tanta gente neste monumento que tanto nos orgulha”, refere. Gente que, na sua perspetiva, nutre um “sentimento de pertença e de orgulho” que é “preciso desenvolver a começar nos mais novos e nada melhor do que o Pai Natal vir ao Mercado buscar os valores de Natal para aumentar esse sentimento de pertença, de orgulho e identidade”.

Perlim abre as suas portas este sábado, para ficar até 30 de dezembro. O maior parque temático de Natal do País está no Top Semanal de vendas da Bilheteira On Line, a maior plataforma de

venda de ingressos em espetáculos, no que toca ao seu bilhete diário. Já a pulseira figurava no sétimo lugar do ranking.
Mas, para Paulo Sérgio Pais o mais significativo era ainda o facto de no dia da chegada do Pai Natal já se ouvir falar espanhol em muitos locais da cidade.

 

Veja mais imagens sobre o início da quadra natalícia AQUI.


Palavras-chave: , , , , , ,

- Dezembro 1, 2018

Relacionados

Os ritmos do Brasil em mais “Uma Dança por Mês” no cineteatro

As danças urbanas voltam à sala de ensaios do Cineteatro António Lamoso, em mais uma iniciativa “Uma Dança por Mês”, do Ballet Contemporâneo do Norte. Em abril, o país em foco é o Brasil, com o dançarino Renann Fontoura a fazer um “pequeno paralelo entre o hip-hop e o funk”. Integrada no programa €UROTRA$H, a […]

Já cheira a Imaginarius. De um globo gigante, sairão atores, dançarinos, trapezistas e músicos. Memórias de infância em todo o seu esplendor

O próximo Imaginarius dá as boas-vindas ao mundo imaginário. Imaginar um globo gigante de onde exalam atores, dançarinos, trapezistas e músicos, com várias projeções e momentos de pirotecnia. O desafio é entrar no espetáculo repleto de energia. Tudo preparado para a produção “Globe”? O encontro está marcado para os dias 24 e 25 de maio, […]

Mais de 700 bailarinos de todo o mundo competem no Europarque

O Concurso Internacional de Bailado (CIB) do Porto 2019 vai realizar-se entre os dias 4 e 7 de abril, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A 9.ª edição do concurso contará com a participação de mais de 700 bailarinos de todo o mundo. O principal objetivo deste concurso é premiar e apoiar jovens bailarinos […]