Concelhos

Mutualidades Portuguesas aprovam adesão à União Mundial em Espinho

pub

Espinho acolheu este sábado a Assembleia Geral da União das Mutualidades Portuguesas que, entre outras decisões tomadas e assuntos discutidos, aprovou a adesão à União Mundial das Mutualidades, constituída a 5 de junho último em Genebra na Suíça.

A associação mutualista A Familiar de Espinho foi a anfitriã desta sessão onde foi anunciada a indigitação do presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, para a vice-presidência daquela organização intercontinental, em representação da Europa.

A adesão será formalizada na reunião magna da União Mundial das Mutualidades prevista para março de 2019, na Argentina, que servirá ainda para eleger os primeiros órgãos associativos da organização que representará o mutualismo em todo o mundo.

 

Luís Alberto Silva, presidente da UMP, assumirá a vice-presidência da União Mundial das Mutualidades em representação da Europa.

 

Para Luís Alberto Silva, Presidente do Conselho de Administração da UMP, a adesão à União Mundial “fortalecerá a presença e o papel da UMP na Europa e no Mundo” e permitirá “o contacto com outras realidades e experiências e assim acrescentar valor ao modelo de Mutualismo português”.

A Assembleia Geral da associação de grau superior das mutualidades portuguesas aprovou o Programa de Ação e o Orçamento para 2019, que aposta no rejuvenescimento e na capacitação do movimento mutualista.

O concelho de Espinho, que acolheu dezenas de dirigentes mutualistas de vários pontos do país, de Bragança a Tavira, tem duas mutualidades em atividade: A Familiar de Espinho e a Associação de Socorros Mútuos S. Francisco de Anta, que representam largos milhares de associados.


Palavras-chave: , , , ,

Concelhos - Novembro 24, 2018

Relacionados

Peixe e marisco, camarão da costa, lulas grelhadas, jaquinzinhos. Sem Espinhas de 18 a 24 para honrar o que sai do mar de Espinho

O Sem Espinhas regressa a Espinho, entre 18 e 24 de março, com a primeira edição da Rota dos Restaurantes, uma novidade nesta iniciativa que coloca em destaque os restaurantes locais especialistas em peixe e marisco. Pela primeira vez, 17 restaurantes da cidade vão preparar menus completos com as melhores iguarias e a preços únicos. […]

Igualdade de género em debate no 1.º Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas esta sexta-feira

A União das Mutualidades Portuguesas (UMP) escolheu Ovar – o Polo de Inovação e Capacitação Social de São João de Ovar – para realizar o seu 1.º Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas, que se vai realizar esta sexta-feira, 8 de março, a partir das 9h30. O evento, criado pela UMP no âmbito da sua estratégia […]

Mar-marionetas chega em março e terá baile de abertura no dia 10

O Festival Internacional de Marionetas de Espinho Mar-Marionetas está a chegar à cidade. Espinho prepara-se para receber o festival Internacional de Marionetas para todas as idades. Durante o mês de março, são diversas as companhias que apresentam os seus mais recentes trabalhos. A 13.ª edição do Mar Marionetas – Festival Internacional de Marionetas de Espinho realiza-se […]