Concelhos

Reclamado reforço de meios técnicos e humanos do hospital de Azeméis

pub

A deputada do PSD Helga Correia exortou a nova ministra da Saúde a reforçar os meios técnicos e humanos do Hospital S. Miguel, de Oliveira e Azeméis. Intervindo numa audição à governante, a parlamentar social democrata sublinhou que o reforço de meios internos dispensaria a contratação de camas ao exterior.

“Ao longo dos últimos anos tenho vindo a alertar para algumas carências sentidas no Hospital S. Miguel, que estão diagnosticadas, são do conhecimento da tutela, como a falta de meios humanos na medicina interna e na área de cuidados paliativos”, assim como “défice de médicos internistas durante o período noturno” – afirmou Helga Correia, desafiando a ministra a reforçar os meios técnicos e humanos da unidade hospitalar.

Helga Correia recordou que a instituição dispõe de cuidados paliativos em hospital de dia, “mas ainda não tem resposta de camas em cuidados paliativos”, o serviço de internamento do hospital “com capacidade instalada para 42 camas tem tido uma ocupação de cerca de 25”, também por falta de médicos.

“A administração do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga já sinalizou a necessidade de reforço da dotação do quadro médico da instituição” – vincou a deputada aveirense na sua intervenção.

A deputada do PSD lembrou que com o inverno chegam as gripes e a necessidade do reforço de meios nos hospitais. A esse propósito, enfatizou que, no caso concreto do Hospital S. Miguel, “um mês de contratação de camas ao exterior é suficiente para o pagamento dos recursos internos”. Para Helga Correia, “a questão que se coloca é se a tutela vai proceder ao reforço de meios humanos, e assim reforçar a capacidade interna do hospital, ou se vai optar pela contratação de camas ao exterior, tal como sucedeu em 2017”.

A concluir, Helga Correia fez uma referência ao “aumento preocupante dos casos sociais nos hospitais, que tendem a aumentar no período de inverno”, pelo que, na sua opinião, “importa perceber se têm sido implementadas medidas para minimizar os casos de internamentos sociais nos hospitais.


Palavras-chave: , , , ,

Concelhos - Novembro 8, 2018

Relacionados

“O Governo cativou a educação”

O deputado do PSD Amadeu Albergaria deu as escolas Secundária Dr. Celestino Gomes, de Ílhavo, a Escola Básica e Secundária de Fajões, de Oliveira de Azeméis, e a Escola Secundária de Esmoriz, de Ovar, como exemplos de quanto o Governo “desinvestiu na educação”. Falando no plenário no encerramento do debate sobre o investimento na educação, […]

Ápio Assunção morreu aos 71 anos

Ápio Assunção, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, morreu na manhã do último domingo. Tinha 71 anos, era natural de Pinheiro da Bemposta, onde irá hoje a enterrar pelas 16h00. O seu currículo político é extenso. Foi presidente da Junta de Freguesia do Pinheiro da Bemposta durante quase 20 anos. Entre 1997 e 2001, foi […]

Todos de acordo. Santa Maria da Feira deve voltar a ter 31 freguesias

Aprovada por unanimidade. A moção apresentada pelo BE pela reposição das freguesias extintas do concelho de Santa Maria da Feira foi consensual na última Assembleia Municipal. Antes da reorganização administrativa, o território feirense tinha 31 freguesias, depois das alterações encolheu para 21. “Este foi um processo desastrado e desastroso que importa reverter. É hoje inequívoco […]