Concelhos

Ciclo de Órgão de Tubos da Feira começa este domingo em Mosteirô

pub

Em setembro, as Artes continuam em Itinerância pelo Concelho de Santa Maria da Feira com a primeira edição do Ciclo de Órgão de Tubos, que percorrerá as Igrejas de Mosteirô, Santa Maria da Feira, Nogueira da Regedoura e Santa Maria de Lamas nos dias 2 (este domingo), 9, 16 e 23, respetivamente. Quatro concertos únicos, de entrada livre, que vão pontuar os quatro domingos do mês de setembro e permitir usufruir dos magníficos órgãos de tubos do património religioso do Concelho.

O Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira pretende resgatar e valorizar parte da memória musical do concelho. Trata-se de um conjunto de quatro concertos, que vão pontuar os quatro domingos do mês de setembro e que vão permitir usufruir da diversidade e dos órgãos de tubos que compõem o património religioso concelhio. São quatro os órgãos históricos protagonistas dos concertos únicos que farão a ligação entre as freguesias de Nogueira da Regedoura, Mosteirô, Santa Maria da Feira e Santa Maria de Lamas.

No comando desta celebração, apresentando um reportório de excelência, encontram-se o organista feirense Rui Soares, a organista espanhola Esther Ciudad e o organista italiano Matteo Imbruno.

Além do património material que é a música, o programa permite ainda uma valorização do património imaterial, explorando, numa criteriosa escolha, alguma das obras dos mais importantes compositores nacionais e estrangeiros. Os concertos serão antecipados por um breve momento de enquadramento histórico e técnico de cada órgão, seduzindo o público para a diversidade deste património, assim como das suas possibilidades.

O Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira abre e encerra este último mês de programação do projeto Artes em Itinerância, iniciativa que pretende descentralizar a oferta cultural do Município.

 

Programa
2 de setembro | 17h30 | Igreja Matriz de Mosteirô
organista Rui Soares
Órgão Eisenbarth » Órgão instalado no coro alto da Igreja de Mosteirô e inaugurado a 24 de maio de 2014, foi concebido pela firma de engenharia Eisenbarth que se destinava à capela de um hospital da cidade de Passau, na Alemanha (1966).

9 de setembro | 17h30 | Igreja Matriz da Feira
organista Matteo Imbruno
Órgão Walcker » Instrumento concebido para a “Evangelische Kirchengemeinde” de Berlim no ano de 1962, inaugurado na Igreja de Nogueira da Regedoura a 14 de março de 2010.

16 de setembro | 17h30 | Igreja Matriz de Nogueira da Regedoura
organista Esther Ciudad
Órgão Walcker » Instrumento da igreja Matriz de Santa Maria da Feira foi construído pela firma C. F. Walcker, em 1896, na Alemanha e catalogado com o Op. 748.

23 de setembro | 17h30 | Igreja Matriz de Lamas
organista Rui Soares
Órgão Caivalle-Coll » Órgão da Igreja de Santa Maria de Lamas, proveniente da Oficina de Cavaillé-Coll de Paris, um dos organeiros mais famosos na Europa do Séc. XIX.


Palavras-chave: , , , ,

Concelhos - Agosto 30, 2018

Relacionados

Os ritmos do Brasil em mais “Uma Dança por Mês” no cineteatro

As danças urbanas voltam à sala de ensaios do Cineteatro António Lamoso, em mais uma iniciativa “Uma Dança por Mês”, do Ballet Contemporâneo do Norte. Em abril, o país em foco é o Brasil, com o dançarino Renann Fontoura a fazer um “pequeno paralelo entre o hip-hop e o funk”. Integrada no programa €UROTRA$H, a […]

Já cheira a Imaginarius. De um globo gigante, sairão atores, dançarinos, trapezistas e músicos. Memórias de infância em todo o seu esplendor

O próximo Imaginarius dá as boas-vindas ao mundo imaginário. Imaginar um globo gigante de onde exalam atores, dançarinos, trapezistas e músicos, com várias projeções e momentos de pirotecnia. O desafio é entrar no espetáculo repleto de energia. Tudo preparado para a produção “Globe”? O encontro está marcado para os dias 24 e 25 de maio, […]

Mais de 700 bailarinos de todo o mundo competem no Europarque

O Concurso Internacional de Bailado (CIB) do Porto 2019 vai realizar-se entre os dias 4 e 7 de abril, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A 9.ª edição do concurso contará com a participação de mais de 700 bailarinos de todo o mundo. O principal objetivo deste concurso é premiar e apoiar jovens bailarinos […]