Concelhos

Portas Abertas nos museus, biblioteca e arquivo de Santa Maria da Feira

pub

Santa Maria da Feira é um dos 12 municípios portugueses que aderiram à iniciativa nacional Portas Abertas, que dá a conhecer os bastidores das entidades culturais, quem lá trabalha e o que faz. Entre 18 e 24 de junho, a Biblioteca e Arquivo do Município de Santa Maria da Feira, o Museu Convento dos Lóios, o Museu do Papel e o Museu de Santa Maria de Lamas abrem as suas portas para visitas guiadas a espaços habitualmente vedados ao público.

Através da iniciativa “A nossa história”, a biblioteca e arquivo municipal darão a conhecer, no dia 23, documentos do seu acervo, que fazem parte da história local.

“Nos bastidores do museu” é a proposta do Museu Convento dos Lóios, que abrirá as portas, de 19 a 22, para mostrar alguns dos procedimentos indispensáveis para a conservação de objetos que fazem parte do acervo museológico.

Entre os dias 19 e 22, o Museu do Papel, em Paços de Brandão, propõe “Um olhar sobre as memórias da indústria papeleira”, com visita guiada a um espaço reservado do museu, com enfoque nas várias tipologias de objetos utilizados na indústria papeleira.

Em Santa Maria de Lamas, de 18 a 24, o Museu abre as portas para as iniciativas “Do Parque ao Museu”, “À descoberta do Museu de Santa Maria de Lamas” e “Toca, sente a cortiça!”.

A iniciativa Portas Abertas é promovida pela Acesso Cultura, associação sem fins lucrativos de profissionais da cultura e de pessoas interessadas nas questões de acessibilidade. Tem como missão promover a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro.

 

 


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 14, 2018

Relacionados

Os ritmos do Brasil em mais “Uma Dança por Mês” no cineteatro

As danças urbanas voltam à sala de ensaios do Cineteatro António Lamoso, em mais uma iniciativa “Uma Dança por Mês”, do Ballet Contemporâneo do Norte. Em abril, o país em foco é o Brasil, com o dançarino Renann Fontoura a fazer um “pequeno paralelo entre o hip-hop e o funk”. Integrada no programa €UROTRA$H, a […]

Já cheira a Imaginarius. De um globo gigante, sairão atores, dançarinos, trapezistas e músicos. Memórias de infância em todo o seu esplendor

O próximo Imaginarius dá as boas-vindas ao mundo imaginário. Imaginar um globo gigante de onde exalam atores, dançarinos, trapezistas e músicos, com várias projeções e momentos de pirotecnia. O desafio é entrar no espetáculo repleto de energia. Tudo preparado para a produção “Globe”? O encontro está marcado para os dias 24 e 25 de maio, […]

Mais de 700 bailarinos de todo o mundo competem no Europarque

O Concurso Internacional de Bailado (CIB) do Porto 2019 vai realizar-se entre os dias 4 e 7 de abril, no Europarque, em Santa Maria da Feira. A 9.ª edição do concurso contará com a participação de mais de 700 bailarinos de todo o mundo. O principal objetivo deste concurso é premiar e apoiar jovens bailarinos […]