Concelhos

Câmara vai retirar amianto de três escolas e do pavilhão Paulo Pinto

pub

Já está a decorrer o concurso público das empreitadas de substituição das coberturas em fibrocimento com amianto que existem em três edifícios escolares de São João da Madeira e no Complexo Desportivo Paulo Pinto. Lançadas pela câmara municipal, estas empreitadas têm um preço base global de cerca de 350 mil euros.

Os estabelecimentos de ensino considerados prioritários, e que vão ser abrangidos nestas primeiras intervenções, são as escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Fundo de Vila e do Parrinho, com os respetivos jardins de infância, assim como o Jardim de Infância das Travessas.

Segundo as memórias descritivas dos projetos em causa, da autoria da arquiteta Luísa Coutinho, da câmara municipal, as referidas coberturas em fibrocimento serão substituídas por painéis metálicos duplos isolantes com os respetivos apoios, remates e acessórios, bem como a colocação de novas caleiras. As intervenções serão também aproveitadas para efectuar pequenas obras de melhoramentos nas coberturas destes edifícios municipais.

Dá-se assim o primeiro passo para a substituição das coberturas em fibrocimento que existem em sete edifícios escolares da responsabilidade do município, sendo que, para além dos três que agora vão ser intervencionados, também nos restantes quatro o mesmo será feito oportunamente, encontrando-se já elaborados os respectivos projetos.

No caso do Complexo Desportivo Paulo Pinto, está em causa essencialmente a cobertura do pavilhão, dado que na parte da piscina interior já foi realizada a substituição do fibrocimento.

Com estas intervenções resolvem-se também os problemas que a entrada de água das chuvas tem acarretado para a utilização e manutenção corrente dos edifícios.

Estas obras a levar a cabo pela Câmara de São João da Madeira visam dar cumprimento às disposições legais relacionadas com o diagnóstico, monitorização, substituição, remoção e destino final do amianto no que se refere aos edifícios públicos.

 


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 13, 2018

Relacionados

“Respeite o Seu Filho’” vence prémio “Medida Desportiva do Ano 2019”

Trata-se do programa “Reconhecimento no Desporto 2019” que distingue os municípios que se destacam na área do desenvolvimento desportivo. A votação foi realizada por todos os municípios portugueses considerados “amigos do desporto” e a 25 de março será entregue o prémio, na Mealhada, no IX Seminário Amigos do Desporto 2019. Na categoria “Medida Desportiva do […]

Ministra da Cultura vai ouvir e declamar poesia na Viarco

A ministra da Cultura vai estar presente no festival Poesia à Mesa, esta quinta-feira, 21 de março, data em que se celebra o Dia Mundial da Poesia. Graça Fonseca vai ouvir e declamar poesia na fábrica de lápis Viarco, no âmbito da iniciativa “Poesia na Fábrica”. Esta passagem por São João da Madeira vai decorrer durante a […]

Manhã sem carros na Avenida Dr. Renato Araújo no dia 24

A recuperação da qualidade ambiental das cidades é um tema premente, por esse motivo, o município São João da Madeira lança esta iniciativa e vai encerrar ao trânsito a Avenida Dr. Renato Araújo, entre a rotunda do hospital e Largo do Souto, em ambos os sentidos. Os carros darão lugar às pessoas e às inúmeras […]