Concelhos

“Roundabout Europe” e mais uma oportunidade para a criação

pub

Os responsáveis dos cinco festivais integrantes do Roundabout Europe reuniram-se esta semana, no Imaginarius Centro de Criação, para selecionar, entre as 147 candidaturas recebidas, 10 projetos para residência artística, com momento de criação e proposta formativa.

A Roundabout Europe é uma nova oportunidade para as artes de rua que resulta da candidatura conjunta de cinco festivais europeus – Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua (Portugal), KoresponDance Festival (República Checa), Out There (Reino Unido), Passage Festival (Dinamarca) e Spoffin Festival (Holanda), este último responsável pela coordenação.

O projeto internacional pretende construir um circuito europeu de residências nos cinco festivais e tem como objetivo profissionalizar o meio artístico inerente às artes de rua, oferecendo aos artistas e companhias experiência e formação para a criação de uma carreira sustentável, económica e rentável, sem perder os valores artísticos.

Da call internacional, surgiram 147 candidaturas, entre as quais serão selecionados 10 projetos pelos responsáveis dos festivais que se reuniram esta semana com esse propósito no Imaginarius Centro de Criação. Os selecionados serão convidados a realizar duas residências artísticas em dois festivais distintos, que contemplam um momento de criação e uma proposta formativa.

Um projeto que reforça o posicionamento de Santa Maria da Feira no circuito internacional da criação artística para o espaço público e do Imaginarius como um projeto de referência no contexto internacional. O desenvolvimento do projeto de cooperação europeia pode ser seguido no site oficial https://www.roundabouteurope.eu/.


Concelhos - Fevereiro 8, 2019

Relacionados