Concelhos

Novo circo sem medos e com acrobacias aéreas no cineteatro

pub

A companhia espanhola Maintomano estará, durante a próxima semana, em residência artística no Cineteatro António Lamoso, no âmbito da sua criação “Sin Miedo”. O resultado do trabalho, que envolve acrobacias em trapézio aéreo e equilíbrio sobre escadote, será apresentado no sábado, 9 de fevereiro. Antes disso, quatro associações feirenses, com ligação às artes circenses, terão a oportunidade de usufruir de um workshop de “acrobalance”.

“Faz e, se te assustar, faz mesmo assim”. É este o mote do próximo espetáculo da companhia espanhola Maintomano que desafia medos, dos protagonistas e espectadores, numa criação de novo circo em que as acrobacias ganham formas sobre os objetos, utilizando o medo como medida e estímulo. “Sin Miedo” explora movimentos em trapézio aéreo e equilíbrio sobre escadote, construindo uma conversa entre acrobacias no chão e no ar, e em que a beleza das posturas é enriquecida pela força das cenas de lançamento de facas.

A companhia internacional, com uma longa experiência no trabalho corpo a corpo, estará em residência a partir de segunda-feira, dia 4 de fevereiro, no Cineteatro António Lamoso, apresentando o resultado no sábado, dia 9 de fevereiro, pelas 18h30. A residência permite fortalecer elos de ligação artísticos, humanos e orgânicos entre o Imaginarius Centro de Criação e o cineteatro e também vincar e validar a linguagem e as disciplinas do novo circo. Será uma oportunidade no campo da mediação cultural e uma aposta na formação e desenvolvimento de públicos pois trabalha o conceito de espetáculo para famílias, potenciando o consumo de artes formativas em contexto de sala.

No âmbito da residência, quatro associações, com ligação às artes circenses, foram ainda convidadas para participar num workshop de Acrobalance na próxima quinta-feira. O Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão (CiRAC),o Fórum Ambiente e Cidadania, a Juventude Inquieta e  aJuventude de Sanguedo vão aprender sobre técnicas de acrobalance, a disciplina mais relevante do trabalho da companhia Maintomano, naquela que é mais uma aposta do Município de Santa Maria da Feira na formação e desenvolvimento de competências do tecido associativo local, potenciando os talentos do território.

“Tentar alcançar o inalcançável” é o objetivo do “Sin Miedo” que certamente prenderá o olhar do espetador do princípio ao fim. “Subir degraus significa chegar cada vez mais perto do objetivo mas subir também implica riscos, a sensação de vertigem, que nos faz duvidar se devemos ou não continuar”. A companhia Maintomano, fundada em Londres por Marcos Rivas Farpón e Morgane Jadou, começou em 2005 com atuações em cabarets e eventos. Dois anos depois, mudou-se para o noroeste de Espanha e, desde então, tem apresentado as suas criações em salas e ruas por esse mundo fora conquistando sorrisos, aplausos e até alguns prémios. “Há mais de 10 anos, de mãos dadas, a fazer circo, ou poesia física, entre duas almas cúmplices”, dizem os artistas formados pela escola londrina de artes circenses The Circus Space.


Concelhos - Fevereiro 1, 2019

Relacionados