Concelhos

Nobel da Medicina nos 20 anos do São Sebastião para falar da memória

pub

O Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, está a celebrar 20 anos de funcionamento. Na passagem desta efeméride, o conselho de administração do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) decidiu organizar uma conferência que terá lugar na próxima quinta-feira, dia 31, no Europarque. Confirmada está a presença do norte-americano Eric Kandel como orador principal, considerado o neurocientista mais influente do século XX e que em 2000 recebeu o Prémio Nobel da Medicina. A ministra da Saúde, Marta Temido, estará na sessão de encerramento.

A Grande Conferência “The Future of Healthcare” pretende promover a discussão e o debate sobre a humanização na prestação de cuidados de saúde. As neurociências ocupam um lugar de destaque no evento, trazendo a explicação científica sobre o caminho a seguir e quais as decisões a tomar.

A sessão de abertura está marcada para as 9h10 e às 9h30 arranca o primeiro painel de debate “Recursos Humanos na Saúde: Como Formar e Motivar?” com vários intervenientes, entre os quais Nuno Sousa, presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Pedro Ramos, diretor de recursos humanos da TAP, e Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos. A partir das 11h30, haverá vários workshops temáticos simultâneos.

À tarde, pelas 14h30, começa o segundo painel de debate “Saúde 4.0: Presente e Futuro” com diversos oradores. Às 16h30, as neurociências e a humanização organizacional entram na discussão com Sérgio Almeida, fundador do Seal Group, e pelas 17h15 é o momento da intervenção de Eric Kandel, Prémio Nobel da Medicina que abordará a memória e a idade e a perda de memória. Alexandre Quintanilha, investigador e professor universitário, modera este momento.


Concelhos - Janeiro 26, 2019

Relacionados