Política

Poluição continua sem resposta

pub

A deputada do PSD, Helga Correia, está preocupada com o foco de poluição provocado por uma empresa de valorização de alumínio da União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, concelho de Oliveira de Azeméis. Num requerimento dirigido ao Ministério do Ambiente, também subscrito pelos deputados do partido eleitos pelo círculo de Aveiro, são solicitados os resultados das monitorizações de emissões da unidade industrial no decorrer de 2018.

O Grupo Parlamentar do PSD já fez vários alertas para a existência do foco de poluição originado pela EVA II – Empresa de Valorização de Alumínio, tendo, até, dirigido pergunta ao governo sobre o assunto. Em resposta, a tutela demonstrou a sua preocupação, bem como a necessidade de efetuar “um controlo mais apertado da monotorização das emissões desta unidade industrial”.

Na ocasião, deu mesmo nota de ter “sido alterada a periodicidade de monitorização para bianual, ou seja, as emissões dos poluentes provenientes do forno a fuelóleo deverão ser realizadas duas vezes por ano, devendo a primeira monitorização ser realizada no primeiro trimestre de 2018”.

“Tendo em consideração que a situação se mantém, será de todo oportuno conhecer os resultados das monotorizações bianuais efetuadas em 2018”, lê-se no requerimento encabeçado por Helga Correia, agora entregue na Assembleia da República, no qual os deputados do PSD solicitam os resultados.

No documento pode ler-se ainda que “os deputados eleitos pelo círculo de Aveiro têm conhecimento de que a situação se mantém”, permanecendo o desconhecimento sobre “os malefícios que podem advir daqui para a saúde pública da população residente em Nogueira do Cravo”.

O próprio Ministério do Ambiente admitiu que “o impacto ao nível da saúde pública” não é sua competência, o que levou os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro a pedirem esclarecimento ao delegado de Saúde de Oliveira de Azeméis, “sem resposta até à presente data”.

 

 


Política - Janeiro 25, 2019

Relacionados