Desporto

Matias “vice” em Omnium

pub

A Vito-Feirense-Pnb abriu o ano de 2019 com uma brilhante prestação de João Matias na pista do Velódromo Nacional. O corredor de 27 anos, que pedala a sua segunda época com a equipa feirense, alcançou a medalha de prata no Campeonato Nacional de Omnium, após um duelo emocionante com o internacional Rui Oliveira (UAE Team Emirates), que conquistou o ouro.

Ao longo do dia de sábado, 5 de Janeiro, o Velódromo Nacional, em Sangalhos, recebeu a disputa dos títulos nacionais na disciplina olímpica de omnium. João Matias começou a luta pelo ouro com um segundo lugar em scratch, seguindo-se as vitórias na corrida tempo e em eliminação. Assim partiu na liderança para a última prova pontuável, destacando-se como principal adversário o ciclista do WorldTour Rui Oliveira (UAE Team Emirates).

Na quarta e derradeira prova, a corrida por pontos, o duelo foi bastante renhido entre os dois corredores, mostrando-se mais forte Rui Oliveira, que acabou por conquistar o título nacional em omnium com um total de 203 pontos, mais 18 do que Matias.

Em pista estiveram também os recém-chegados à equipa Rui Rodrigues e António Ferreira, que deram o seu valioso contributo no trabalho de equipa, terminando em 11º e 12º lugar respectivamente.

 

João Matias: “É o ano em que entro em melhor forma nos Nacionais”
“Hoje tive boas sensações. É o ano em que entro em melhor forma nos Campeonatos Nacionais, porque tenho trabalhado para estar bem, não só pelas etapas da Taça do Mundo que fiz como também pelas que se avizinham da Nova Zelândia e Hong Kong. Sabia que podia dar algum trabalho ao Rui Oliveira, pois ele era o principal favorito a ser campeão nacional, e assim foi. Num sprint muito renhido dos dois, ele ganhou o scratch e eu fiz segundo, estando o César Martingil sempre muito junto a nós. Depois acabei por ganhar a corrida tempo ao aproveitar um bom momento táctico da minha parte, bem como na eliminação também joguei bem e consegui ganhar. Entrei em primeiro na corrida por pontos, mas distraí-me um pouco no primeiro sprint e a partir daí o Rui acabou por estar superior e foi o mais forte no final das quatro provas. Parabéns a ele. Estamos muito contentes pelo nosso momento de forma também estar bom nesta preparação para a Taça do Mundo.”

 

Joaquim Andrade, diretor desportivo Feirense: “Foi das provas mais espetaculares que vi no Velódromo”
Declarações do director desportivo Joaquim Andrade: “Foi um bom arranque de temporada e foi das provas mais espectaculares que vi realizar no Velódromo. Houve um grande equilíbrio entre João Matias e Rui Oliveira, vencendo cada um duas provas do omnium. No final, o Rui acabou por ser mais forte e ser um justo vencedor, mas o Matias ajudou a proporcionar um excelente espectáculo. Positiva foi também a atitude de Rui Rodrigues e António Ferreira, que embora estivessem a fazer a sua primeira prova, deram um bom contributo e ajudaram em tudo o que foi possível para que o João Matias pudesse chegar à vitória.”

 

Resultados Campeonato Nacional de Pista – Omnium:
1º Rui Oliveira (UAE Team Emirates) 203
2º João Matias (Vito-Feirense-Pnb) 185
3º César Martingil (Sporting-Tavira) 160
11º Rui Rodrigues (Vito-Feirense-Pnb) 24
12º António Ferreira (Vito-Feirense-Pnb) 92

 

Foto: João Calado


Desporto - Janeiro 6, 2019

Relacionados