d'outras

As vinte propostas da CDU para a Junta de Fiães em 2019

São 20 as propostas da CDU para um plano de atividades da Cidade de Fiães, concelho de Santa Maria da Feira, tendo como horizonte temporal o ano de 2019.

Aquela força política, defende nomeadamente o desenvolvimento de esforços junto da “Infraestruturas de Portugal” para a colocação de sinalética que vise a redução da velocidade por parte dos automobilistas e a informação relativa à contínua presença de peões, assim como a colocação de uma passadeira na Estrada Nacional 326 junto à Ponte Nova (Passadiços das Ribeiras). Para a CDU é ainda necessário solicitar o reforço da iluminação pública do local e proceder à criação de passeios nas duas laterais da estrada nacional.
As 20 propostas da CDU para Fiães

Proposta 1
Encetar esforços para uma maior dinamização cultural na área da freguesia, nomeadamente, no verão promovendo sessões de cinema ao ar livre e a dinamização de uma biblioteca de jardim.
Proposta 2
Encetar esforços junto da Infraestruturas de Portugal (entidade responsável pela via) para a colocação de sinalética que vise a redução da velocidade por parte dos automobilistas e a
informação relativa à continua presença de peões, assim como a colocação de uma passadeira na Estrada Nacional 326 junto à Ponte Nova (Passadiços das Ribeiras). É ainda necessário
solicitar o reforço da iluminação pública do local e proceder à criação de passeios nas duas laterais da estrada nacional.
Proposta 3
Exigir a célere reposição das marcas rodoviárias nas vias da Freguesia que após intervenção permanecem há mais de um ano sem sinalização horizontal, a título de exemplo a Rua do Monte
Grande.
Proposta 4
Colocação de sinalização horizontal e vertical a alertar os condutores para a perigosidade junto ao Banco Crédito Agrícola.
Proposta 5
Dar continuidade ao aumento de quilómetros de passeio por toda a freguesia e requalificação dos já existentes, por exemplo em volta da Escola Coelho e Castro.
Proposta 6
Castro de Fiães – Fruto do crescimento desgovernado, dois terços do castro de Fiães estão destruídos. No entanto, é nossa proposta a aquisição dos terrenos da área deste aglomerado
com vista à sua exploração faseada e ligação ao Parque das Ribeiras.
Proposta 7
Promoção da criação de hortas urbanas, principalmente nos bairros municipais
Proposta 8
Melhor acompanhamento dos Ecopontos e dinamização de sensibilização da população para a sua utilização de forma adequada.
Proposta 9
Realizar iniciativas de sensibilização para a poupança de água em locais públicos, nomeadamente no cemitério e ainda criar melhores condições de armazenamento de água para que sirva de reforço, garantindo as necessidades mínimas da população nos meses de maior seca.
Proposta 10
Insistir junto da Câmara Municipal para a reabilitação do espaço do Monte da Pedreira, considerando a área adquirida pelo município, incluindo na mesma a propriedade a poente da cantina da escola do Monte da Pedreira, adquirida há vários anos pelo município e que permanece em ruínas.
Proposta 11
Encetar esforços para uma maior limpeza das ruas, especialmente das bermas sem o recurso a herbicidas.
Proposta 12
Encetar esforços para a valorização do património histórico e cultural da freguesia, nomeadamente a estrada romana e a sua preservação. Assim como, um maior contributo para a preservação da memória da freguesia encetando esforços para a recolha de fotografias e memórias dos fianenses que contribuam para a preservação da memória coletiva.
Proposta 14
Colocação de comunicação relativa a Locais, Monumentos e outras infraestruturas que vise
disponibilizar mais informação a turistas e interessados sobre o património histórico.
Proposta 15
Encetar todos os esforços para que a reabilitação dos bairros municipais tenha início o mais breve possível.
Proposta 16
Alterar a forma de apoio às associações da freguesia, de forma a se criar um fundo extraordinário a ser atribuído às associações que desenvolvam atividades em prol da freguesia e não somente decorrentes da sua atividade normal.
Proposta 17
Reabilitação do armazém da Junta de Freguesia.
Proposta 18
Promoção de iniciativas de divulgação, informação e apoio a candidaturas para a reabilitação do centro da freguesia enquadrado nas ARU – Áreas de Reabilitação Urbana.
Proposta 19
Colocação de guias desniveladas nos passeios junto às passadeiras, de forma a facilitar a uma mobilidade inclusiva.
Proposta 20
Reivindicar junto da Câmara Municipal a colocação de saneamento básico e água nas ruas que ainda não dispõem destes serviços.


d'outras - Novembro 25, 2018

pub

Relacionados

O que se passa no parque das Termas?

Face às imagens que têm circulado nas redes sociais desde o dia 13 de agosto, relativamente a uma intervenção no parque infantil das Termas das Caldas de São Jorge, a CDU decidiu solicitar esclarecimentos à Câmara de Santa Maria da Feira, através de um requerimento dirigido ao presidente da Assembleia Municipal. Que intervenção estava a […]

Pedreira das Penas preocupa CDU

A CDU de Santa Maria da Feira está preocupada com o aspeto ferruginoso e com a sedimentação da mesma cor do espelho de água do parque da Pedreira das Penas, nas traseiras do Cineteatro António Lamoso, na cidade da Feira. Num requerimento, através da Assembleia Municipal, o eleito da CDU Filipe Moreira pede esclarecimentos ao […]

ETAR de Fiães preocupa CDU

A CDU, através do seu eleito na Assembleia Municipal, Filipe Moreira, questiona a Câmara sobre as “repetidas descargas no rio Uíma, provenientes da ETAR de Fiães”, em sequência de reclamações de moradores nas imediações e dos utilizadores do corredor ecológico das Ribeiras. No documento enviado à Câmara, o eleito da CDU lembra que a infraestrutura […]