Disto & Daquilo

Estamos na época da gripe. A doença é contagiosa, a vacinação é uma prioridade

pub

A gripe é uma doença contagiosa que, maioritariamente, cura espontaneamente. Mas podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade. Nos anos mais recentes, a maior atividade gripal tem sido observada entre os meses de dezembro e fevereiro. A Direção Geral da Saúde avança com várias informações e apela à vacinação.

Os vírus da gripe estão em constante alteração e a imunidade provocada pela vacina não é duradoura, por isso, a vacinação deve ser anual. A vacinação contra a gripe é a principal medida de prevenção contra a gripe e tem como objetivo proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença e as suas complicações. A vacinação inicia-se em outubro e deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano. A vacina pode ser administrada durante todo o outono e inverno.

A gripe é a doença mais frequente do adulto e pode ser prevenida pela vacinação.

A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada a:

• Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;

• Doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos seis meses de idade);

• Grávidas;

•Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares de idosos).

• Aconselha-se também a vacinação às pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos.

A vacina está disponível, gratuitamente, nos centros de saúde para alguns dos grupos de risco. As pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita podem adquirir a vacina nas farmácias, sob prescrição médica, beneficiando de comparticipação de 37%. As receitas médicas nas quais seja prescrita, exclusivamente, a vacina contra a gripe, emitidas a partir de 1 de julho são válidas até 31 de dezembro.

A vacinação é gratuita nos centros de saúde para as pessoas:

• Com idade igual ou superior a 65 anos;

• Residentes ou internadas em instituições;

• De grupos de maior risco clínico, independentemente da idade, sem necessidade de declaração médica.

O Serviço Nacional de Saúde tem cerca de 1,4 milhões de doses de vacinas para administrar gratuitamente. Para prevenir as infeções respiratórias, para além da vacinação contra a gripe, são essenciais a higiene das mãos, a etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para um lenço descartável ou para o antebraço) e no caso de estar infetado aconselha-se o distanciamento social. Se tiver dúvidas, contacte o SNS24: 808 24 24 24 ou fale com o seu enfermeiro ou o seu médico de família.

 


Disto & Daquilo - Novembro 17, 2018

Relacionados