Concelhos

Promoção do sucesso escolar partilhada em congresso em Cascais

pub

Decorre esta semana, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, o XV Congresso Internacional das Cidades Educadores sob o tema “Cidade Pertença das Pessoas”. A organização anunciou a presença de 700 representantes de 118 cidades de diversos países, entre as quais São João da Madeira.

São João da Madeira foi uma das cidades selecionadas para participar neste congresso internacional através da apresentação do Programa de Apoio Psicopedagógico e Familiar, que a Divisão de Educação da câmara tem em curso nas escolas do concelho. Recorde-se que este programa integra o projeto “Intervir, Convergir e Construir” financiado ao abrigo do Plano Integrado e Inovador de Promoção do Sucesso Escolar do Portugal 2020.

A apresentação de São João da Madeira, neste congresso, será da responsabilidade da vereadora da Educação, Irene Guimarães, que partilhará a mesa nesta quinta-feira, dia 15, com representantes dos municípios de Gondomar, Pombal, Valongo e Loulé (Portugal), Sant Boi de Llobregat e Vitoria-Gasteiz (Espanha), Rennés (França) e Bruxelas (Bélgica).

Considerando que Cascais é também em 2018 a Capital Europeia da Juventude, decorre paralelamente o Congresso de Jovens, para o qual foram igualmente selecionadas para participar duas jovens sanjoanenses, Verónica Belchior e Inês Silva. O Congresso de Jovens conta com a participação de 75 jovens, sendo que 37 são de nacionalidade portuguesa e 38 jovens de nacionalidade estrangeira, com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos, num evento que visa estimular a população jovem para uma participação mais ativa, consciente e cívica no futuro das cidades.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), à qual pertence o Município de São João da Madeira, conta com 488 cidades associadas, em 37 países e foi criada com o propósito de estreitar relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo no espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano, em conformidade com os princípios da Carta das Cidades Educadoras.


Palavras-chave: ,

Concelhos - Novembro 14, 2018

Relacionados

42 originais de poesia disputam Prémio João da Silva Correia

O júri do Prémio Literário João da Silva Correia vai analisar 42 originais de poesia para definir o vencedor da mais recente edição deste concurso lançado pela Câmara Municipal de São João da Madeira, cujo prazo para envio de obras se iniciou em dezembro do ano passado e terminou no dia 18 de janeiro deste […]

Alunos têm aulas sobre cuidados na alimentação fora de casa

Abordar, discutir e desenvolver atividades relacionadas com a prática de uma alimentação saudável, alargando os conhecimentos dos alunos e desmistificando barreiras sobre determinados alimentos, nomeadamente frutas, legumes e peixe, são os objetivos gerais do programa “Crescer Bem e Saudável”, integrado no Projeto Educativo Municipal de São João da Madeira. Nesta segunda-feira, foi a vez da […]

Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras a 8 de fevereiro na Torre da Oliva

São João da Madeira recebe o Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras no dia 8 de fevereiro. Pela primeira vez, a câmara sanjoanense organiza este encontro e a sessão de abertura está marcada para as 9h45 na Torre da Oliva, contando com a presença do presidente da autarquia, Jorge Sequeira. O programa contempla a […]