d'outras

“Rios e Cidades”, uma tertúlia com especialistas na matéria no Museu do Papel no dia 13

A Câmara de Santa Maria da Feira promove no próximo dia 13 de novembro, às 21h00, uma tertúlia sobre “Rios e Cidades” no Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão. José Bueno, fundador da iniciativa “Rios e Ruas” no Brasil, e Pedro Teiga, especialista em reabilitação de rios e ribeiras, são os oradores convidados e vão, ao longo de uma hora, partilhar reflexões e experiências em torno da importância dos rios nas cidades. A participação é gratuita e será precedida por uma breve visita ao Museu do Papel.

Promover o conhecimento, a conservação e a valorização do património natural dos rios e demonstrar a sua importância a nível ambiental, social e económico, terão espaço nesta tertúlia que levará também à descoberta de rios escondidos e rios vividos e à sua relação com a biodiversidade, a gestão de catástrofes ou as vivências culturais.

Num ambiente descontraído, José Bueno e Pedro Teiga vão mostrar-nos as suas perspetivas sobre esta temática, resultante de vários anos de experiência e ligação aos rios. Propõe-se uma viagem pelos rios escondidos de São Paulo, no Brasil, e pelas experiências vividas em rios portugueses.

José Bueno é arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É um dos fundadores da iniciativa “Rios e Ruas”, onde procura trazer um novo olhar dos cidadãos para os rios entubados de várias cidades do Brasil. Atua, há cerca de 25 anos, como educador inspirado na filosofia do Aikido. Está, desde 1994, à frente do Instituto Harmonia no Brasil.

Pedro Teiga é doutorado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sendo atualmente vice-presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH). É fundador e diretor executivo da empresa Engenho e Rio e especialista em reabilitação de rios e ribeiras, com aplicação de técnicas de engenharia natural e participação pública. É ainda consultor e projetista, com mais de 120 quilómetros de rios intervencionados.


d'outras - Novembro 10, 2018

pub

Relacionados