Desporto

João Matias vence última etapa

pub

João Matias, da Vito-Feirense-Blackjack, venceu ao sprint a quinta e última etapa do Grande Prémio Nacional 2 que tinha a sua meta instalada em Faro e que terminou com a consagração de Raúl Alarcón, da W52-FC Porto, como grande vencedor desta nova prova do calendário do ciclismo português.

Durante cinco dias, o pelotão percorreu um total de 764,9 quilómetros ao longo da Estrada Nacional 2, a maior estrada da Europa. Com início em Chaves, passando por Castro Daire, Pedrógão Grande, Montargil, Aljustrel, Ferreira do Alentejo e o término em Faro, a competição de categoria 2.2, inserida no calendário Europeu UCI, incluiu no seu pelotão 20 equipas, duas das quais do escalão Profissional Continental.

Dia após dia, a Vito-Feirense-Blackjack bateu-se pela vitória de etapas com João Matias sempre presente nas chegadas ao sprint e Edgar Pinto a manter-se na disputa pelos lugares cimeiros da geral. Embora o vencedor da camisola amarela, Raúl Alarcón (W52-FC Porto), tenha alcançado uma confortável vantagem de mais de 2 minutos desde a primeira etapa, a equipa Feirense nunca baixou os braços, quer na presença em fugas, quer no comando do pelotão nos momentos cruciais das jornadas e na luta pela vitória na meta.

Depois das tentativas anteriores, João Matias alcançou a tão procurada vitória na quinta e última etapa, assegurando também a conquista da camisola verde dos pontos. Numa demonstração do grande trabalho de equipa, a Vito-Feirense-Blackjack fechou a competição em 9.º por equipas e com dois corredores no Top 15 da geral individual: Edgar Pinto em 6.º e João Matias em 14.º lugar.

Seguiram-se na geral individual Luís Afonso em 41.º, Soufiane Haddi em 59.º, Ricardo Vale em 85.º, João Santos em 88.º e Bernardo Saavedra em 103.º lugar.

Na derradeira etapa, que ligou Ferreira do Alentejo a Faro, percorreram-se 143,2 quilómetros para uma chegada ao sprint, com João Matias a suplantar Rafael Silva (Efapel) e Yannis Yssaad, ciclista Pro Continental da Caja Rural-Seguros RGA.

Emocionado, João Matias dizia, no final, que “estas lágrimas significam muito”. “Há muito tempo que ando à procura desta vitória. Desde o início do ano, ando a dar muito bons resultados à equipa, mas faltava uma vitória numa corrida importante como esta UCI. Há cerca de dois anos estava apagado para a modalidade, esta equipa apostou em mim, os meus colegas, staff, mecânicos, massagistas, a família que está em casa, todos os amigos, namorada… A vitória é para essas pessoas e para a minha mãe, que infelizmente não pode ver esta vitória, mas certamente está lá em cima a olhar por mim”, disse o ciclista, agradecendo o empenhamento da equipa.

O diretor desportivo, Joaquim Andrade, realça que a equipa procurou uma vitória desde o primeiro dia, tendo trabalhado para em todas as etapas e chegou na última. “Foi uma etapa que nos deu trabalho desde o quilómetro zero e estamos satisfeitos e motivados para a próxima competição que vamos encarar e é o objectivo máximo da temporada, a Volta a Portugal. A equipa está de parabéns, todos demonstraram que estão a atravessar um bom momento”, afirmou Joaquim Andrade.

 

Resultados 5ª etapa:
1. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack) 3h09m37s
2. Rafael Silva (Efapel) m.t.
3. Yannis Yssaad (Caja Rural-Seguros RGA) m.t.
19. Edgar Pinto (Vito-Feirense-Blackjack) m.t.
36. Luís Afonso (Vito-Feirense-Blackjack) m.t.
45. Soufiane Haddi (Vito-Feirense-Blackjack) m.t.
72. Ricardo Vale (Vito-Feirense-Blackjack) a 17s
81. João Santos (Vito-Feirense-Blackjack) a 2m36s
94. Bernardo Saavedra (Vito-Feirense-Blackjack) a 11m24s

Classificação Geral Final:
1. Raúl Alarcón (W52-FC Porto) 18h00m18s
2. Mario González (Sporting-Tavira) a 2m39s
3. David de la Fuente (Aviludo-Louletano-Uli) a 2m43s
6. Edgar Pinto (Vito-Feirense-Blackjack) a 2m53s
14. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack) a 3m19s
41. Luís Afonso (Vito-Feirense-Blackjack) a 14m43s
59. Soufiane Haddi (Vito-Feirense-Blackjack) a 22m10s
85. Ricardo Vale (Vito-Feirense-Blackjack) a 38m02s
88. João Santos (Vito-Feirense-Blackjack) a 40m20s
103. Bernardo Saavedra (Vito-Feirense-Blackjack) a 58m47s

Geral Pontos:
1. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack) 54
12. Edgar Pinto (Vito-Feirense-Blackjack) 18

Geral Equipas:
1. W52-FC Porto
9. Vito-Feirense-Blackjack

Geral Metas Volantes:
1. Txomin Juaristi (Team Euskadi) 8
24. João Santos (Vito-Feirense-Blackjack) 1

Geral Juventude:
1. Cyril Barthe (Euskadi-Murias)
38. João Santos (Vito-Feirense-Blackjack)
49. Bernardo Saavedra (Vito-Feirense-Blackjack)

 

Formação do Feirense no Encontro Nacional da Juventude

Os jovens das escolas Vito-Feirense-Blackjack estiveram presentes no Encontro Nacional da Juventude, no Centro de Alto Rendimento, em Anadia, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Sabendo da importância da formação nos escalões mais jovens, a Vito-Feirense-Blackjack fez questão em participar no programa de três dias, entre 17 e 19 de Julho, que incluiu sessões práticas e teóricas das diversas vertentes de ciclismo, preparação física, tecnologia aplicada ao treino, mecânica, comunicação e um treino de conjunto com ciclistas de elite.

 

Fotos: João Fonseca e FPC


Palavras-chave: , , , ,

Desporto - Julho 22, 2018

Relacionados

Matias brilha na Taça do Mundo

O corredor da Vito-Feirense-Blackjack João Matias está a competir ao mais alto nível na vertente de pista e, ao serviço da Seleção Nacional, tem disputado a Taça do Mundo. Há uma semana, em Berlim, correu a terceira etapa, em dupla com Rui Oliveira, e terminou na 8ª posição, tendo a vitória sorrido aos dinamarqueses Lasse […]

Filipe Cardoso no Feirense

A equipa profissional Vito-Feirense-Blackjack fechou plantel de 13 corredores para a próxima época, com a contratação de Filipe Cardoso, um homem do Concelho da Feira, e o espanhol Oscar Pelegrí ao RP-Boavista e a renovação com o basco Xuban Errazkin. Errazkin, vencedor da camisola da juventude da Volta a Portugal e da Vuelta a Madrid, […]

Feirense revela plantel de 2019

O ano está a chegar ao fim e a época de 2019 encontra-se a ser preparada pela equipa Vito-Feirense-Blackjack, que já garantiu a continuidade de quatro corredores e algumas novidades, não estando ainda fechado o plantel. Da presente temporada, o Feirense irá continuar a contar com a experiência de João Matias e Luís Afonso e […]