Concelhos

A primeira namoradeira já “olha” o mar à entrada da Praia em Esmoriz

pub

A primeira de um conjunto de namoradeiras que pontuarão o futuro passeio marítimo entre o Barra Mar’s em Esmoriz e o Parque de Campismo em Cortegaça, já cativa os curiosos que passam junto à entrada da Praia Velha, em Esmoriz. No final da sessão solene evocativa dos 25 anos da cidade, o presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, e os autarcas de Esmoriz, António Bebiano, e Cortegaça, Sérgio Vicente, “inauguraram” aquele que é o primeiro elemento dessa ambição da requalificação da frente de mar entre as duas freguesias “enamoradas”.

O projeto contempla 14 intervenções ao longo desta frente marítima, que criará um passeio marítimo contínuo, onde as namoradeiras funcionam como ponto de ligação e descanso. Contempla a requalificação da praça do Barra Mar’s, do conjunto habitacional da Boa Esperança, criação de uma zona de bares e espaços de alojamento local, estabelecendo ligação com o Parque Ambiental do Buçaquinho.

O desafio está lançado, é comungado pelos autarcas de Esmoriz e Cortegaça. Salvador Malheiro chama a si o papel de encontrar meios de financiamento de um projeto que requer um investimento significativo.

A namoradeira foi concebida pelo arquiteto João Gomes, e apresenta uma forma e conceção em ripado de madeira que remete para as tradições dos palheiros e da tanoaria, que fazem parte da identidade do território. O arquiteto mostrou-se orgulhoso de ver inaugurado aquele que é o seu projeto mais pequeno, mas o que terá juntado mais pessoas.

“Já reabilitamos a duna, criámos um ponto de vigia na praia, vamos fazendo. Esta namoradeira é o símbolo de arranque da requalificação da zona da praia… Serve para namorar e proporcionar bem estar às pessoas”, António Bebiano, presidente da Junta de Esmoriz

“É um ponto de partida da amizade entre as duas terras”, Sérgio Vicente, presidente da Junta de Cortegaça.

 


Palavras-chave: , , , , , ,

Concelhos - Julho 8, 2018

Relacionados

Trânsito cortado na avenida Infante D. Henrique na Praia de Esmoriz

É assim há anos e sempre que chove na Praia de Esmoriz. A Avenida Infante D. Henrique fica cortada ao trânsito devido à acumulação de água junto ao cruzamento com a Rua do Clube de Campismo do Porto [era assim ao final da manhã. Entretanto, já se circula novamente].

Orçamento da Câmara de Ovar reserva 13 milhões para obras; PS fala em ausência de estratégia

O orçamento de 2019 da Câmara de Ovar, aprovado esta semana pela maioria social-democrata e o voto contra dos dois vereadores socialistas no executivo municipal, reserva um aumento para 13,1 milhões de euros no investimento, num orçamento global de 35,8 milhões. Esse aumenta resulta fundamentalmente aos projetos incluídos no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano), […]

Voleibol: Esmoriz em quarto lugar

O Esmoriz Ginásio continua a dar cartas no Campeonato Honda de Voleibol, fechando a quinta jornada em quarto lugar, com 11 pontos. Em mais um derby entre equipas de cidades vizinhas, a turma da Barrinha saiu vencedora no confronto com a Académica de Espinho, por 3-1, com os parciais de 25-21, 25-16, 17-25 e 25-18. […]