Política

CDS quer atenção para o Vouguinha

pub

A valorização da Linha do Vouga volta à ordem do dia pela mão do CDS-PP. A Concelhia do CDS de Santa Maria da Feira participou numa iniciativa promovida pela distrital do CDS de Aveiro, que contou com a colaboração das concelhias do partido de Oliveira de Azeméis, João da Madeira e Espinho. O presidente da Distrital do CDS, Jorge Pato, e o deputado do CDS eleito pelo distrito de Aveiro, João Almeida, participaram nesta ação.

Os políticos viajaram no Vouguinha para chamar a atenção para a valorizar da Linha do Vouga, que passa por Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis. “É uma via estruturante para a mobilidade de todos estes concelhos, de todas as suas freguesias e populações”, sustenta o CDS feirense, recordando que o assunto tem sido muito debatido “quer a nível de freguesia, quer a nível de Assembleia da República para que esta requalificação aconteça e para que a linha possa servir efetivamente as populações”.

O CDS recorda que, no ano passado, foi aprovada uma moção do partido, na Assembleia da República, para que a Linha do Vouga fosse requalificada e ligada à Linha do Norte. “Entendemos que isso é importante também para que estes quatro concelhos se possam ligar à área sul Metropolitana do Porto”.

O CDS queria que houvesse verba para concretizar a ideia no Orçamento do Estado para este ano. “Infelizmente, o PS, o PSD, o BE e o PCP não votaram favoravelmente a proposta, o que é de estranhar sendo que estes votaram numa resolução para que o governo resolva um problema, e depois no orçamento não deram os meios para que o mesmo se resolva”, refere.

Neste momento, o governo está a debater o próximo programa de investimentos na ferrovia. O CDS garante que é o momento ideal para chamar a atenção para este assunto. Ou seja, sublinha, “para dizer que as centenas, milhares de habitantes desta região merecem tanto investimento como aqueles que estão no Norte da Área Metropolitana do Porto, ou em qualquer noutra linha entre o Vouga”. “E naturalmente merecem um transporte público de qualidade”, acrescenta.

O CDS de Santa Maria da Feira assegura que vai continuar a debater-se para que a Linha o Vouga possa ser requalificada e assim responder às necessidades de mobilidade.


Palavras-chave: , ,

Política - Julho 1, 2018

Relacionados

Cativações… à moda da Feira!

Uma vez que não sou especialista em culinária, não vale a pena esperar deste texto uma bela receita para experimentar no próximo almoço de família e com os amigos. O prato que vos trago é mais do tipo “Diária mal servida”. Nos últimos anos o vocabulário dos portugueses ficou mais ricos. Novas expressões surgiram, e […]

CDS quer bloco operatório requalificado e urgência no Hospital de Ovar

Os deputados do CDS eleitos por Aveiro, António Carlos Monteiro e João Almeida, apresentaram no Parlamento um projeto de resolução que defende a requalificação urgente do bloco operatório e a abertura de um serviço de urgência ou de um “serviço de saúde alargado para casos urgentes” no Hospital Dr. Francisco Zagalo, Ovar. O projeto de […]

Todos de acordo. Santa Maria da Feira deve voltar a ter 31 freguesias

Aprovada por unanimidade. A moção apresentada pelo BE pela reposição das freguesias extintas do concelho de Santa Maria da Feira foi consensual na última Assembleia Municipal. Antes da reorganização administrativa, o território feirense tinha 31 freguesias, depois das alterações encolheu para 21. “Este foi um processo desastrado e desastroso que importa reverter. É hoje inequívoco […]