d'outras

Vacinação antirrábica e identificação eletrónica de cães e gatos até 27 de julho em todas as freguesias

A campanha de vacinação antirrábica e de identificação eletrónica (microchip) de cães e gato já começou e decorrerá até ao dia 27 de julho, percorrendo todas as freguesias do concelho. As datas, horas e locais das concentrações encontram-se afixadas em cartazes nas sedes das juntas de freguesia, câmara municipal, unidades de saúde familiar, farmácias, estabelecimentos comerciais, canil municipal, gabinete veterinário municipal, blogue do canil e páginas oficiais do município.

Todos os detentores de cães e gatos que compareçam nesta campanha deverão fornecer, na altura, os seguintes dados, para efeitos de preenchimento do respetivo recibo e/ou ficha de microchip: nome completo, morada, número de BI (Bilhete de identidade) ou CC (cartão de cidadão), NIF (n.º contribuinte) e contacto telefónico.

A vacinação antirrábica é anual e obrigatória para todos os cães com mais de três meses e é fundamental para manter o estatuto de país livre desta doença mortal. Para os gatos, a vacinação antirrábica é facultativa, exceto se o animal se deslocar para o estrangeiro, onde será obrigatório neste caso, vacinar e identificar eletronicamente estes animais.

A vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontrem identificados eletronicamente (microchip). O preço da vacinação antirrábica por animal é de cinco euros, acrescendo um euro, para quem não possua boletim de vacinas. A vacina aplicada nesta campanha da raiva confere uma imunidade de três anos. No entanto, a licença na junta de freguesia mantém-se obrigatória com periodicidade anual.

O microchip é um ato único e vitalício de identificação do animal, permitindo que em caso de perda ou furto do animal, identificar o seu dono, e que o mesmo seja encontrado por alguém ou recolhido pelo canil municipal.

A colocação do microchip é obrigatória para todos os cães nascidos após julho de 2008 e o mesmo deve ser implantado entre os três e os seis meses de idade. O preço da colocação do microchip é de 13 euros.

Quem não puder estar presente nos horários definidos, poderá deslocar-se todo o ano ao Canil Municipal de Santa Maria da Feira, no seguinte horário: terças e quintas-feiras úteis, das 9h00 às 12h00.

Para mais esclarecimentos, poderão contactar o canil municipal através do 256 370800 ou 918 171243 ou pelo email veterinario.municipal@cm-feira.pt.


d'outras - Junho 30, 2018

pub

Relacionados