Desporto

Vitória em etapa e duas camisolas

pub

A Vito-Feirense-Blackjack somou a quarta vitória da temporada no 39.º Grande Prémio Abimota/Altice, através da conquista da quarta etapa por Xuban Errazkin, também vencedor da camisola da juventude. João Matias conquistou a camisola das metas autarquias.
Entre quarta-feira e domingo, foram pedalados 574,2 quilómetros com início num curto contra-relógio por equipas em Lisboa, seguindo-se as passagens por Coruche, Proença-a-Nova, Belmonte, Almeida, Mortágua, Anadia e o grande final em Águeda, onde a equipa concluiu com êxito os cinco dias do exigente GP Abimota/Altice.
Após assegurar uma boa defesa colectiva no crono inaugural lisboeta, ficando a 14 segundos do triunfo, a Vito-Feirense-Blackjack avançou para as jornadas seguintes com os olhos postos na vitória, que teimou em fugir até à quarta jornada, a mais longa deste Grande Prémio. Nos 20 quilómetros finais, dos 184,4 quilómetros desenhados de Almeida a Mortágua, Xuban Errazkin tentou a sua sorte com um ataque, que o levou a vencer isolado na meta com oito segundos de vantagem para o grupo perseguidor. Uma vitória de significado duplamente importante, depois de a equipa sofrer vários reveses ao longo do dia, dos quais uma queda colectiva a levar três companheiros ao hospital: Hugo Sancho, Leonel Coutinho e Gonçalo Santos.
Com apenas 26 segundos a separar Errazkin do primeiro lugar, partiu-se para a quinta e derradeira jornada com a possibilidade de lutar pelo pódio da geral e assim tentar repetir o triunfo de Fernando Carvalho no ano de 1993, aquando da vitória da 15.ª edição pela equipa Feirense. Contudo, o infortúnio voltou a bater à porta da Vito-Feirense-Blackjack, com Errazkin a sofrer avaria numa fase decisiva da corrida, ficando cortado e sem possibilidade de regressar ao grupo principal, destacando-se o trabalho de João Matias no apoio ao companheiro para tentar minimizar os danos até à chegada a Águeda.
Nas contas finais da classificação geral, a Vito-Feirense-Blackjack fechou com Xuban Errazkin em 11.º, Hugo Sancho em 28.º e João Matias em 50.º lugar. Foi ainda a equipa vencedora de duas camisolas, sendo a classificação da juventude assegurada por Errazkin desde a segunda jornada, tal como a classificação das metas autarquias primeiramente com Leonel Coutinho e posteriormente com Matias.
O diretor desportivo da Vito-Feirense-Blackjack, Joaquim Andrade fez um balanço positivo do Grande Prémio Abimota/Altice: “Estamos orgulhosos do contributo que todos deram, sem excepção, para alcançarmos este bom resultado. Partimos com o principal objectivo de dar rodagem a alguns ciclistas mais jovens, para poderem realizar uma prova por etapas mais exigente. Acabámos por ter um desses jovens muito bem, o Xuban Errazkin, que já tem um palmarés recheado, conseguiu uma vitória e esteve na discussão da geral. O João Matias também esteve sempre activo entre os primeiros.”. Joaquim Andrade lembrou ainda o penúltimo dia, em que a equipa viveu um misto de sensações, “com o agradável sentimento de vencer e a desagradável sequência de quedas e problemas ao longo da jornada, que nos levou a celebrar a vitória no Hospital de Viseu, somente quando percebemos que os ciclistas internados não tinham nada de muito grave. Têm mazelas, que levarão o seu tempo a recuperar”.

Resultados Etapa 5:
1. David Rodrigues (RP-Boavista) 3h51m11s
2. César Martingil (Liberty Seguros-Carglass) m.t.
3. Oscar Pelegri (RP-Boavista) m.t.
16. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack) a 3m54s
27. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack) a 4m17s
30. Hugo Sancho (Vito-Feirense-Blackjack) a 8m52s
71. Bernardo Saavedra (Vito-Feirense-Blackjack) a 30m04s

Geral Final:
1. Oscar Pelegri (RP-Boavista) 13h57m12s
2. Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli) a 5s
3. Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) a 14s
11. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack) a 4m09s
28. Hugo Sancho (Vito-Feirense-Blackjack) a 17m06s
50. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack) a 27m42s

Geral Juventude:
1. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack)

Geral Metas Autarquias:
1. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack)

Geral Pontos:
1. Luís Mendonça (Aviludo-Louletano-Uli)
4. Xuban Errazkin (Vito-Feirense-Blackjack)
16. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack)

Geral Montanha:
1. David de la Fuente (Aviludo-Louletano-Uli)
9. João Matias (Vito-Feirense-Blackjack)
14. Hugo Sancho (Vito-Feirense-Blackjack)

Geral Equipas:
1. Sporting-Tavira
8. Vito-Feirense-Blackjack

 

Pedro Andrade triunfa em Vermoim

Na manhã de domingo, o ciclista júnior Pedro Andrade alcançou para a equipa Vito-Feirense-Blackjack a vitória do 8.º Grande Prémio de Vermoim, prova inserida na Taça Regional do Porto, celebrada na cidade da Maia.

 

Foto: João Fonseca


Palavras-chave: , ,

Desporto - Junho 17, 2018

Relacionados

Feirense brilha no Troféu Agostinho

A Vito-Feirense-Blackjack deixou a sua marca na 41.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, protagonizando com João Matias uma luta emocionante pela etapa com final em Sobral de Monte Agraço. O Troféu Joaquim Agostinho percorreu 486 quilómetros ao longo de quatro intensos dias de competição. Num pelotão de 20 […]

Juniores no pódio do GP do Minho

A Vito-Feirense-Blackjack venceu por equipas a 30.ª edição do Grande Prémio do Minho, somando também a vitória da camisola da montanha com Pedro Andrade e terminando em terceiro da geral com Diogo Barbosa. ​O 30.º Grande Prémio do Minho decorreu entre os dias 6 e 8 de julho, uma exigente competição na qual os juniores […]

Edgar Pinto em 4.º na sua terra natal

A Vito-Feirense-Blackjack teve uma notável prestação na 18.ª Volta a Albergaria, terminando a segunda prova da Taça de Portugal Elite/Sub-23 com Edgar Pinto na 4.ª posição. Na terra natal de Edgar Pinto, o chefe de fila feirense teve como companheiros, na Volta a Albergaria, Gonçalo Santos, Bernardo Saavedra, Hugo Sancho, João Santos, Luís Afonso e […]