Concelhos

Portas Abertas nos museus, biblioteca e arquivo de Santa Maria da Feira

pub

Santa Maria da Feira é um dos 12 municípios portugueses que aderiram à iniciativa nacional Portas Abertas, que dá a conhecer os bastidores das entidades culturais, quem lá trabalha e o que faz. Entre 18 e 24 de junho, a Biblioteca e Arquivo do Município de Santa Maria da Feira, o Museu Convento dos Lóios, o Museu do Papel e o Museu de Santa Maria de Lamas abrem as suas portas para visitas guiadas a espaços habitualmente vedados ao público.

Através da iniciativa “A nossa história”, a biblioteca e arquivo municipal darão a conhecer, no dia 23, documentos do seu acervo, que fazem parte da história local.

“Nos bastidores do museu” é a proposta do Museu Convento dos Lóios, que abrirá as portas, de 19 a 22, para mostrar alguns dos procedimentos indispensáveis para a conservação de objetos que fazem parte do acervo museológico.

Entre os dias 19 e 22, o Museu do Papel, em Paços de Brandão, propõe “Um olhar sobre as memórias da indústria papeleira”, com visita guiada a um espaço reservado do museu, com enfoque nas várias tipologias de objetos utilizados na indústria papeleira.

Em Santa Maria de Lamas, de 18 a 24, o Museu abre as portas para as iniciativas “Do Parque ao Museu”, “À descoberta do Museu de Santa Maria de Lamas” e “Toca, sente a cortiça!”.

A iniciativa Portas Abertas é promovida pela Acesso Cultura, associação sem fins lucrativos de profissionais da cultura e de pessoas interessadas nas questões de acessibilidade. Tem como missão promover a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro.

 

 


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 14, 2018

Relacionados

Espaço Migrações abre para receber feirenses espalhados pelo Mundo

A Câmara de Santa Maria da Feira inaugura na próxima sexta-feira, dia 18, um novo espaço de acolhimento para os feirenses no Mundo. A cerimónia inaugural do Espaço Migrações terá início às 10h45, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, e contará com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Carneiro, […]

BE diz que acordo é “um insulto”

O BE, que já apresentou uma participação no Ministério Público contra o contrato entre a Câmara de Santa Maria da Feira e empresa P. Parques, contesta o acordo extrajudicial que foi aprovado na última reunião de câmara. A dívida da concessionária do estacionamento ronda os 849 mil euros por mais de oito anos de incumprimento. O […]

Alunos vão aprender a enrolar e cortar a massa da genuína fogaça

Na próxima segunda-feira, o Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira realiza a XIII Mostra de Fabrico de Fogaça na Escola Básica de Milheirós de Poiares. Produtores locais do tradicional pão doce vão revelar aos alunos do 9.º ano do Curso de Educação e Formação de Jovens tipo 2- Pastelaria e Panificação- os “segredos” de […]