Concelhos

Portas Abertas nos museus, biblioteca e arquivo de Santa Maria da Feira

pub

Santa Maria da Feira é um dos 12 municípios portugueses que aderiram à iniciativa nacional Portas Abertas, que dá a conhecer os bastidores das entidades culturais, quem lá trabalha e o que faz. Entre 18 e 24 de junho, a Biblioteca e Arquivo do Município de Santa Maria da Feira, o Museu Convento dos Lóios, o Museu do Papel e o Museu de Santa Maria de Lamas abrem as suas portas para visitas guiadas a espaços habitualmente vedados ao público.

Através da iniciativa “A nossa história”, a biblioteca e arquivo municipal darão a conhecer, no dia 23, documentos do seu acervo, que fazem parte da história local.

“Nos bastidores do museu” é a proposta do Museu Convento dos Lóios, que abrirá as portas, de 19 a 22, para mostrar alguns dos procedimentos indispensáveis para a conservação de objetos que fazem parte do acervo museológico.

Entre os dias 19 e 22, o Museu do Papel, em Paços de Brandão, propõe “Um olhar sobre as memórias da indústria papeleira”, com visita guiada a um espaço reservado do museu, com enfoque nas várias tipologias de objetos utilizados na indústria papeleira.

Em Santa Maria de Lamas, de 18 a 24, o Museu abre as portas para as iniciativas “Do Parque ao Museu”, “À descoberta do Museu de Santa Maria de Lamas” e “Toca, sente a cortiça!”.

A iniciativa Portas Abertas é promovida pela Acesso Cultura, associação sem fins lucrativos de profissionais da cultura e de pessoas interessadas nas questões de acessibilidade. Tem como missão promover a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro.

 

 


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 14, 2018

Relacionados

Seis detidos em operação Stop de grande envergadura em Santa Maria da Feira

Seis detenções por condução sob efeito de álcool, seis indivíduos identificados, dois deles menores, por posse de estupefacientes, apreensão de 11 doses de haxixe e fiscalização de 325 viaturas de que resultaram 28 autos de contraordenação rodoviária e a apreensão de 19 documentos e dois veículos automóveis. É o balanço de uma operação STOP de […]

Pedreira das Penas preocupa CDU

A CDU de Santa Maria da Feira está preocupada com o aspeto ferruginoso e com a sedimentação da mesma cor do espelho de água do parque da Pedreira das Penas, nas traseiras do Cineteatro António Lamoso, na cidade da Feira. Num requerimento, através da Assembleia Municipal, o eleito da CDU Filipe Moreira pede esclarecimentos ao […]

Cercifeira premiada como Estabelecimento Medieval Oficial

A Cercifeira, na Rua Dr. Santos Carneiro, foi a primeira classificada no concurso “Estabelecimento Medieval Oficial”, do projeto “Envolver”, que visa envolver o comércio e serviços de Santa Maria da Feira no espírito da Viagem Medieval. Entre 87 aderentes, foram premiados ainda o Café Ideal (2º classificado), na Rua Dr. Vitorino de Sá, e a […]