Concelhos

Portas Abertas nos museus, biblioteca e arquivo de Santa Maria da Feira

pub

Santa Maria da Feira é um dos 12 municípios portugueses que aderiram à iniciativa nacional Portas Abertas, que dá a conhecer os bastidores das entidades culturais, quem lá trabalha e o que faz. Entre 18 e 24 de junho, a Biblioteca e Arquivo do Município de Santa Maria da Feira, o Museu Convento dos Lóios, o Museu do Papel e o Museu de Santa Maria de Lamas abrem as suas portas para visitas guiadas a espaços habitualmente vedados ao público.

Através da iniciativa “A nossa história”, a biblioteca e arquivo municipal darão a conhecer, no dia 23, documentos do seu acervo, que fazem parte da história local.

“Nos bastidores do museu” é a proposta do Museu Convento dos Lóios, que abrirá as portas, de 19 a 22, para mostrar alguns dos procedimentos indispensáveis para a conservação de objetos que fazem parte do acervo museológico.

Entre os dias 19 e 22, o Museu do Papel, em Paços de Brandão, propõe “Um olhar sobre as memórias da indústria papeleira”, com visita guiada a um espaço reservado do museu, com enfoque nas várias tipologias de objetos utilizados na indústria papeleira.

Em Santa Maria de Lamas, de 18 a 24, o Museu abre as portas para as iniciativas “Do Parque ao Museu”, “À descoberta do Museu de Santa Maria de Lamas” e “Toca, sente a cortiça!”.

A iniciativa Portas Abertas é promovida pela Acesso Cultura, associação sem fins lucrativos de profissionais da cultura e de pessoas interessadas nas questões de acessibilidade. Tem como missão promover a melhoria das condições de acesso – nomeadamente físico, social e intelectual – aos espaços culturais e à oferta cultural, em Portugal e no estrangeiro.

 

 


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 14, 2018

Relacionados

Três jovens detidos por suspeita de tráfico de droga em Fiães e São João

A GNR de Santa Maria da Feira deteve, no último fim de semana, três homens, dois com 19 e um com 20 anos, por tráfico de estupefacientes, em São João da Madeira e Fiães, Santa Maria da Feira. No decurso de um conjunto de ações policiais de prevenção da criminalidade, foram detidos três indivíduos e […]

Jornada nacional do PCP arranca no Hospital São Sebastião, na Feira

O PCP iniciou nesta segunda-feira uma jornada de uma semana em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o lema “A Saúde é um Direito, Não é um Negócio” com a distribuição do panfleto nacional a profissionais e utentes do Centro Hospitalar entre Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira. Durante o contacto […]

Padeiro de 36 anos suspeito de furto a uma habitação constituído arguido

A PSP de Santa Maria da Feira constituiu arguido um homem, de 36 anos, padeiro, por suspeita de furto no interior de uma residência. No decorrer de uma busca domiciliária, à residência do suspeito, foi apreendido vário material. Como um lavatório, uma caixa com ferramentas, dois bules, cinco jarras, um corte sebes, um periscópio, e duas travessas. Os artigos […]