Concelhos

Falta um ano e meio para começar a segunda vida do Esmoriztur

pub

Cerca de um ano e meio é o tempo previsto para a requalificação do Cineteatro Esmoriztur, obra que vai custar mais de 1,4 milhões de euros. A consignação da empreitada, ao fim da tarde desta quarta-feira, marca o arranque dos trabalhos que vão propiciar uma segunda vida desta sala de espetáculos.

O renovado Esmoriztur vai manter as suas funções de cinema e teatro, podendo ainda acolher conferências, concertos e todas as atividades enquadráveis num anfiteatro com capacidade para 500 lugares.

No mesmo complexo cultural, coexistirão um gabinete administrativo, posto de segurança, sala de reuniões, foyer, cabine de projeção, camarins, bar/cafetaria, e na cave do edifício, uma outra sala para atividades culturais e formação, entre outros.

A intervenção contempla ainda o aumento da profundidade do palco e do backstage e a implementação de um acesso direto ao exterior para cargas e descargas.

O Município sublinha que toda a reabilitação foi planeada de forma a otimizar as condições existentes e adaptá-las a novas exigências regulamentares, não tendo sido descuradas todas as questões relacionadas com a segurança e acessibilidade do edifício.

Relativamente ao papel que está reservado no futuro ao Esmoriztur, com os seus 500 lugares, sabe-se apenas que haverá a intenção de envolver os agentes culturais de Esmoriz na programação regular, sob coordenação da Câmara Municipal, que já gere o centro de Arte de Ovar, com menos uma centena de lugares.

 

Foto: CM Ovar


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 14, 2018

Relacionados

Portas Abertas nos museus, biblioteca e arquivo de Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira é um dos 12 municípios portugueses que aderiram à iniciativa nacional Portas Abertas, que dá a conhecer os bastidores das entidades culturais, quem lá trabalha e o que faz. Entre 18 e 24 de junho, a Biblioteca e Arquivo do Município de Santa Maria da Feira, o Museu Convento dos Lóios, […]

Cuca Roseta, Blind Zero e Rão Kyao no cartaz do Arraial da Barrinha

É uma parada de “estrelas” de diferentes estilos que cruzam diferentes públicos. Vai ser assim a próxima edição do Arraial da Barrinha, na Praia de Esmoriz, entre 28 de Junho e 8 de Julho. É o evento maior que assinala mais um aniversário da Cidade. O Donline já tinha avançado o nome de Cuca Roseta, […]

PS de Esmoriz quer que CIRA inclua Secundária na reprogramação dos fundos

O PS de Esmoriz reuniu com a comunidade escolar para tratar do dossiê da requalificação da Escola Secundária de Esmoriz. Nessa reunião, os representantes do PS explicaram que “cabe ao senhor Presidente da Câmara efetuar todas as diligências no sentido da CIRA [Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro] incluir a Escola no mapeamento da reprogramação […]