Concelhos

Falta um ano e meio para começar a segunda vida do Esmoriztur

pub

Cerca de um ano e meio é o tempo previsto para a requalificação do Cineteatro Esmoriztur, obra que vai custar mais de 1,4 milhões de euros. A consignação da empreitada, ao fim da tarde desta quarta-feira, marca o arranque dos trabalhos que vão propiciar uma segunda vida desta sala de espetáculos.

O renovado Esmoriztur vai manter as suas funções de cinema e teatro, podendo ainda acolher conferências, concertos e todas as atividades enquadráveis num anfiteatro com capacidade para 500 lugares.

No mesmo complexo cultural, coexistirão um gabinete administrativo, posto de segurança, sala de reuniões, foyer, cabine de projeção, camarins, bar/cafetaria, e na cave do edifício, uma outra sala para atividades culturais e formação, entre outros.

A intervenção contempla ainda o aumento da profundidade do palco e do backstage e a implementação de um acesso direto ao exterior para cargas e descargas.

O Município sublinha que toda a reabilitação foi planeada de forma a otimizar as condições existentes e adaptá-las a novas exigências regulamentares, não tendo sido descuradas todas as questões relacionadas com a segurança e acessibilidade do edifício.

Relativamente ao papel que está reservado no futuro ao Esmoriztur, com os seus 500 lugares, sabe-se apenas que haverá a intenção de envolver os agentes culturais de Esmoriz na programação regular, sob coordenação da Câmara Municipal, que já gere o centro de Arte de Ovar, com menos uma centena de lugares.

 

Foto: CM Ovar


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 14, 2018

Relacionados

Koneh deixa futebol aos 23 anos

O camaronês Koneh, que representou o Esmoriz e o Lourosa e neste defeso deu um salto do campeão distrital de Aveiro para o Boavista da I Liga, vê-se forçado a abandonar a prática do futebol aos 23 anos, por problemas de saúde. O departamento médico do Boavista detetou-lhe um problema no coração – válvula aórtica […]

A primeira namoradeira já “olha” o mar à entrada da Praia em Esmoriz

A primeira de um conjunto de namoradeiras que pontuarão o futuro passeio marítimo entre o Barra Mar’s em Esmoriz e o Parque de Campismo em Cortegaça, já cativa os curiosos que passam junto à entrada da Praia Velha, em Esmoriz. No final da sessão solene evocativa dos 25 anos da cidade, o presidente da Câmara […]

O “salto”, as “pedras no sapato”, a “herança pesada” e o que falta fazer em Esmoriz

O presidente da Junta de Esmoriz, António Bebiano, aproveitou a sessão solene evocativa dos 25 anos da cidade de Esmoriz para responder aos críticos que falam de marasmo e à oposição que, em Ovar, votou contra “um erro histórico” nas transferências de verbas e competências para as freguesias. Um aniversário com o jogo político em […]