Concelhos

Câmara vai retirar amianto de três escolas e do pavilhão Paulo Pinto

pub

Já está a decorrer o concurso público das empreitadas de substituição das coberturas em fibrocimento com amianto que existem em três edifícios escolares de São João da Madeira e no Complexo Desportivo Paulo Pinto. Lançadas pela câmara municipal, estas empreitadas têm um preço base global de cerca de 350 mil euros.

Os estabelecimentos de ensino considerados prioritários, e que vão ser abrangidos nestas primeiras intervenções, são as escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Fundo de Vila e do Parrinho, com os respetivos jardins de infância, assim como o Jardim de Infância das Travessas.

Segundo as memórias descritivas dos projetos em causa, da autoria da arquiteta Luísa Coutinho, da câmara municipal, as referidas coberturas em fibrocimento serão substituídas por painéis metálicos duplos isolantes com os respetivos apoios, remates e acessórios, bem como a colocação de novas caleiras. As intervenções serão também aproveitadas para efectuar pequenas obras de melhoramentos nas coberturas destes edifícios municipais.

Dá-se assim o primeiro passo para a substituição das coberturas em fibrocimento que existem em sete edifícios escolares da responsabilidade do município, sendo que, para além dos três que agora vão ser intervencionados, também nos restantes quatro o mesmo será feito oportunamente, encontrando-se já elaborados os respectivos projetos.

No caso do Complexo Desportivo Paulo Pinto, está em causa essencialmente a cobertura do pavilhão, dado que na parte da piscina interior já foi realizada a substituição do fibrocimento.

Com estas intervenções resolvem-se também os problemas que a entrada de água das chuvas tem acarretado para a utilização e manutenção corrente dos edifícios.

Estas obras a levar a cabo pela Câmara de São João da Madeira visam dar cumprimento às disposições legais relacionadas com o diagnóstico, monitorização, substituição, remoção e destino final do amianto no que se refere aos edifícios públicos.

 


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 13, 2018

Relacionados

Marchas abrem Festas da Cidade que encerram com Miguel Araújo

As “Festas da Cidade”, com as quais São João da Madeira comemora o tradicional São João, decorrem de 21 a 25 de junho. Um dos grandes destaques do programa, está reservado logo para a primeira noite com a realização, a partir das 20h45, das marchas populares. Esse momento reúne mais de 2000 participantes, a maioria […]

Três jovens detidos por suspeita de tráfico de droga em Fiães e São João

A GNR de Santa Maria da Feira deteve, no último fim de semana, três homens, dois com 19 e um com 20 anos, por tráfico de estupefacientes, em São João da Madeira e Fiães, Santa Maria da Feira. No decurso de um conjunto de ações policiais de prevenção da criminalidade, foram detidos três indivíduos e […]

PCP destaca “bom período” do têxtil

O PCP dedicou um dia ao setor têxtil que incluiu a visita do deputado comunista ao Parlamento Europeu, Miguel Viegas, à empresa Flexitex, de São João da Madeira, especializada no revestimento de colchões, a que se seguiu uma audição com trabalhadores do setor no Museu da Chapelaria, no mesmo Concelho. A funcionar desde 1964, a […]