Concelhos

Câmara vai retirar amianto de três escolas e do pavilhão Paulo Pinto

pub

Já está a decorrer o concurso público das empreitadas de substituição das coberturas em fibrocimento com amianto que existem em três edifícios escolares de São João da Madeira e no Complexo Desportivo Paulo Pinto. Lançadas pela câmara municipal, estas empreitadas têm um preço base global de cerca de 350 mil euros.

Os estabelecimentos de ensino considerados prioritários, e que vão ser abrangidos nestas primeiras intervenções, são as escolas do 1.º ciclo do ensino básico de Fundo de Vila e do Parrinho, com os respetivos jardins de infância, assim como o Jardim de Infância das Travessas.

Segundo as memórias descritivas dos projetos em causa, da autoria da arquiteta Luísa Coutinho, da câmara municipal, as referidas coberturas em fibrocimento serão substituídas por painéis metálicos duplos isolantes com os respetivos apoios, remates e acessórios, bem como a colocação de novas caleiras. As intervenções serão também aproveitadas para efectuar pequenas obras de melhoramentos nas coberturas destes edifícios municipais.

Dá-se assim o primeiro passo para a substituição das coberturas em fibrocimento que existem em sete edifícios escolares da responsabilidade do município, sendo que, para além dos três que agora vão ser intervencionados, também nos restantes quatro o mesmo será feito oportunamente, encontrando-se já elaborados os respectivos projetos.

No caso do Complexo Desportivo Paulo Pinto, está em causa essencialmente a cobertura do pavilhão, dado que na parte da piscina interior já foi realizada a substituição do fibrocimento.

Com estas intervenções resolvem-se também os problemas que a entrada de água das chuvas tem acarretado para a utilização e manutenção corrente dos edifícios.

Estas obras a levar a cabo pela Câmara de São João da Madeira visam dar cumprimento às disposições legais relacionadas com o diagnóstico, monitorização, substituição, remoção e destino final do amianto no que se refere aos edifícios públicos.

 


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 13, 2018

Relacionados

Câmara e agrupamentos de escolas estabelecem memorando de entendimento

A Câmara Municipal de S. João da Madeira e os três agrupamentos de escolas da cidade reuniram, no passado dia 18 de julho, no sentido de assinar um “Memorando de Entendimento”, no qual se assume a implementação de diversas medidas concretas tendo já em vista o próximo ano letivo. Esse documento, que traduz o entendimento […]

Gin regressa à Praça no início de setembro com edição especial dedicada aos anos 80

Os anos 80 são a inspiração temática da edição deste ano das “Gin Sessions”, marcadas para os dias 7 e 8 de setembro (sexta-feira e sábado) em S. João da Madeira, com a ampla Praça Luís Ribeiro transformada na maior pista de dança ao ar livre ao estilo dessa década inesquecível do século vinte. Tendo […]

Exposição na Oliva reúne trabalhos de utentes do Centro Hospitalar

O Centro de Arte da Oliva Creative Factory, em São João da Madeira, recebe a exposição “Normativos? talvez… não!”, que reúne as obras realizadas pelos Utentes da Unidade de Reabilitação Psicossocial, pertencente ao Departamento de Saúde Mental, do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). O projeto, que tem como objetivo utilizar a […]