Concelhos

Pigeiros entrega petição no Parlamento para repor freguesia

pub

Uma delegação de pigeirenses entregou esta terça-feira no Parlamento uma petição com mais de 4.200 assinaturas que reivindica a reposição da freguesia que foi agregada na União de Freguesias de Caldas de São Jorge. António Cardoso e Feliciano Pereira, ex-autarcas da freguesia, integraram esta delegação e o movimento que dinamizou a petição, que conta com mais de 800 subscritores naturais ou residentes em Pigeiros, número que equivale a cerca de 80 por cento da população da localidade.

A petição vai ser instruída na comissão parlamentar do Poder Local e, atendendo a que ultrapassa as 4.000 assinaturas, os mentores da iniciativa acreditam que deverá subir a plenário para discussão.

Os mentores das petições do Vale e de Guisande, que estão agregadas respetivamente a Canedo e Lobão, preferiram aguardar pela pronúncia das Assembleias das Uniões de Freguesia, para depois dar entrada do documento na Assembleia da República.

António Cardoso, ex-deputado do PS e um dos mentores da petição de Pigeiros, espera que os deputados venham a legislar nessa matéria e tanto quanto possível sigam as propostas da Anafre, que vão no sentido de repor freguesias em que as respeitas assembleias se opuseram à agregação e a União de Freguesias se tenha pronunciado pela desagregação, como aconteceu no caso de Pigeiros.

Embora unidas pelo objetivo central que é a reposição das freguesias agregadas, cada freguesia envolvida, com as suas próprias especificidades, “seguirá o seu caminho”, até porque as razões que separam Vale de Canedo e Vila Maior, são diferentes das de Caldas de São Jorge.

Já esta sexta-feira, tem lugar uma assembleia da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guizande, destinada a discutir e votar uma moção da bancada do PS que reclama a desagregação da União de Freguesias.

 

Foto: DR

 


Palavras-chave: , ,

Concelhos - Junho 12, 2018

Relacionados

BE apresenta proposta para repor freguesias extintas por PSD-CDS

O Bloco de Esquerda vai apresentar na Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, agendada para dia 12, uma proposta para a reposição de todas as freguesias do Concelho agregadas no processo de reorganização administrativa promovido pelo governo PSD/CDS. “O BE quer repor a democracia e o direito a que as populações decidam sobre a […]

PSD quer discutir declínio demográfico

A deputada do PSD Susana Lamas propôs “um amplo debate” para combater o declínio demográfico. Intervindo no plenário da Assembleia da República, a parlamentar social-democrata desafiou os demais partidos a “contribuir, a participar neste debate mais alargado”. “Para o PSD, o tema da infância e natalidade é demasiado sério para ficarmos retidos no passado, sem […]

Pigeiros, Vale e Guizande apresentam petição pela reposição da freguesia no Parlamento

É já no dia 12 que os mentores da reposição da freguesia de Pigeiros, agregada a Caldas de São Jorge na reorganização administrativa do território do anterior governo, apresentam na Assembleia da República uma petição com 4.150 assinaturas com o objetivo de ver o assunto discutido no hemiciclo. A deslocação a Lisboa sai reforçada com […]