Economia

Rolha de cortiça vence na China

pub

A cortiça foi a grande vencedora no Concurso Mundial de Bruxelas (CMB) 2018, já que dos 9.180 vinhos provados no evento, originários de 48 países, 95% estavam vedados com rolha de cortiça. Este que é considerado um dos maiores eventos mundiais ligados ao vinho, teve lugar pela primeira vez na Ásia e contou com um júri composto por mais de 300 jornalistas, compradores, enólogos e sommeliers.

“Estes dados confirmam a clara preferência dos produtores de vinho mundiais pela cortiça, já que sete em cada dez garrafas estão vedadas com uma rolha de cortiça. No caso da China, esta opção é ainda mais evidente quando os últimos estudos realizados pela Nielsen referem que 95% dos top 100 vinhos mais vendidos na China estão vedados com cortiça”, refere João Rui Ferreira, presidente da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).

Os dados obtidos neste concurso reforçam outros estudos realizados um pouco por todo o mundo, dos quais se destaca o Decanter World Wine Awards, em que 69% dos vinhos premiados estão vedados com rolha de cortiça e a seleção dos Top 100 vinhos feita pela Wine Spectator, onde a cortiça está presente em 89% dos vinhos.

“Segundo estes dados, presentemente as rolhas de cortiça ocupam uma posição confortável num mercado que é  bastante competitivo, o que nos motiva para manter e até intensificar o esforço de comunicação nos diferentes mercados”, afirma João Rui Ferreira.


Palavras-chave: , , ,

Economia - Junho 12, 2018

Relacionados

O mundo da cortiça tem um novo projeto que vai abrir mais empresas e apoiar ideias fora da caixa. Chama–se Cork_Empreende e vai criar postos de trabalho

O mundo da cortiça tem um novo projeto. Chama-se Cork_Empreende, é uma iniciativa da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), instalada em Santa Maria de Lamas, concelho da Feira, o maior pólo mundial de transformação da cortiça, e aposta na promoção do espírito empresarial, apoiando ideias de negócio inovadoras. O objetivo é criar cerca de 20 novas […]

McNamara e chinelos de cortiça

O surfista McNamara é o mais recente embaixador de As Portuguesas, a primeira marca do mundo de flip-flops de cortiça, matéria-prima 100% natural, 100% reciclável. A matéria-prima deste calçado, associado à sustentabilidade do planeta, é disponibilizado pela Corticeira Amorim, instalada no concelho de Santa Maria da Feira. Por cada par vendido na coleção McNamara, um […]

Cortiça bate todos os recordes de exportações, 986,3 milhões em 2017, um aumento de 5,4%

Os 986,3 milhões de euros em exportações em 2017 é um recorde histórico no setor da cortiça. Um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE). Os números da indústria da cortiça não param de aumentar. Em 2016, já havia sido registado um recorde com 936,4 milhões […]