Política

Caixa de Rio Meão vai fechar?

pub

O deputado do PSD Amadeu Albergaria manifestou preocupação pelo eventual encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Rio Meão, em Santa Maria da Feira. Numa pergunta dirigida ao Ministério das Finanças, o parlamentar social-democrata pôs em causa o critério, considerando o universo de clientes, atuais e potenciais, servidos por aquela agência.

“A confirmar-se a proposta de encerramento do balcão de Rio Meão – cuja possibilidade está a provocar alarme em autarcas e população – importa discutir os critérios que estarão na sua base, porquanto a freguesia integra um dos concelhos mais exportadores do país e faz parte de um eixo industrial que emprega milhares de trabalhadores”, escreve Amadeu Albergaria na pergunta agora dirigida ao Governo, sustentando que a agência não serve apenas aquela freguesia, dado que está na confluência de concelhos vizinhos, como Ovar e Espinho.

Amadeu Albergaria refere-se a notícias vindas a público sobre mais uma etapa do plano estratégico da CGD, que aponta para uma redução do número de agências para 470 a 490 em 2020. Tem sido noticiado que até final do corrente mês de junho seriam encerrados 75 balcões.

Para o deputado aveirense, “o desconhecimento de quais as agências que irão encerrar são causadoras de profundo alarme junto das populações que ainda mantêm dependências da CGD”, notando que nas últimas semanas o grupo parlamentar do PSD recebeu várias perguntas e manifestações de preocupação de autarcas e cidadãos relativamente às perspetivas desta nova vaga de encerramento de balcões da CGD, como é o caso de Rio Meão.

“Rio Meão integra o maior polo industrial do norte do país em desenvolvimento – o Lusopark -, que representará um aumento considerável da população e do universo de clientes da CGD. Não havendo uma agência nas imediações, não se compreende a eventual proposta de encerramento”, vinca Amadeu Albergaria na pergunta remetida ao Ministério das Finanças, de quem quer saber se a agência de Rio Meão é uma das que, no âmbito do Plano Estratégico da CGD, será encerrada, e, em caso afirmativo, quais os critérios que colocaram aquele balcão na lista, “considerando a dimensão da área que serve, o número de clientes de que dispõe e o universo potencial de clientes que pode vir a ter”.

 


Palavras-chave: , , , ,

Política - Junho 12, 2018

Relacionados

Fecho do balcão da CGD motiva assembleia popular em Rio Meão

Os órgãos autárquicos de Rio Meão vão promover uma assembleia popular no decurso da próxima semana para contestar o encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no final deste mês. Depois do fecho dos balcões do Millennium BCP e do Banco Popular, é a agência da CGD que tem previsto para o fim […]

Caixa de Nogueira encerra dia 29

  Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro contestam o encerramento do segundo balcão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no concelho de Oliveira de Azeméis, agora que está anunciado o fecho da agência de Nogueira do Cravo. Numa pergunta dirigida ao Ministério das Finanças, os parlamentares sociais-democratas recordam a dimensão daquele concelho, […]

Deputada Susana Lamas defende reforço do apoio à comunicação social regional

A deputada do PSD Susana Lamas reiterou esta terça-feira a importância de uma comunicação social de âmbito regional forte, reclamando do governo o apoio que se impõe. Intervindo na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, a parlamentar social democrata alertou o ministro da tutela para as dificuldades que o setor atravessa. “Se queremos um […]