d'outras

Enfermeira apaixonada pela Viagem Medieval lança livro infantil sobre os reis da 1ª Dinastia

“Portugal, Os Reis da 1ª Dinastia – Nascimentos, Casamentos e Outros Acontecimentos” é o título do livro infantil que vai ser lançado este domingo, 10 de junho, às 18h30, no salão nobre do Castelo de Santa Maria da Feira. Salete Mota, enfermeira do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) e apaixonada pela Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, é a autora do livro, que resume em verso as passagens mais importantes dos noves reis da Dinastia Afonsina. A entrada na sessão é livre, mas limitada à lotação do espaço.

De forma simples e divertida, e em apenas alguns minutos, as crianças poderão aprender a história dos reis portugueses da primeira dinastia, através das passagens mais importantes das suas vidas: quando nasceram, com quem casaram, que lutas travaram, que terras conquistaram.

 

Reis e rainhas por um dia

No salão nobre do Castelo da Feira, 18 crianças entre os 7 e os 10 anos, trajadas à época, vão vestir a pele de reis e rainhas durante a sessão de lançamento do livro, da Chiado Editora. Cada um dos nove monarcas da primeira dinastia desfilará acompanhado pela a sua rainha, revelando um pouco da sua história e dos seus feitos.

Este livro nasce no âmbito do “Projeto Envolver” da Viagem Medieval, que visa envolver o comércio, serviços e população local no espírito desta recriação histórica. Durante vários anos, Salete Mota colaborou na execução da montra da loja “Baú dos Sonhos”, que arrecadou vários prémios do concurso Estabelecimento Medieval Oficial. A enfermeira também colaborou, com familiares e amigos, na elaboração de uma maqueta alusiva à Conquista de Faro, no reinado de Afonso III, que esteve em exposição na Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira.

Salete Mota é de Moimenta da Beira, mas reside e trabalha em Santa Maria da Feira. Tem 48 anos, três filhos, e é apaixonada pela Idade Média e pelas histórias vividas durante a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria.


d'outras - Junho 8, 2018

pub

Relacionados

Viagem Medieval procura voluntários dedicados e alegres até 6 de maio

As inscrições para o voluntariado da XXII Viagem Medieval em Terra de Santa Maria estão abertas até 6 de maio. Ter no mínimo 16 anos e espírito de equipa, ser responsável, dedicado, flexível, proativo e alegre são alguns dos requisitos para ser voluntário no evento de recriação histórica. “Cada voluntário é o primeiro rosto do […]

Rei da Viagem Medieval foi líder do CDS/Feira e gosta de cinema

Está escolhido o rosto do cartaz promocional da XXII Viagem Medieval, que terá como figura central o rei D. Pedro I. Alferes Pereira tem 47 anos, é feirense, natural e residente na freguesia de Pigeiros, apaixonado por história, teatro e cinema, e com experiência de ator. É também um homem da política. Liderou a Concelhia […]

Feira quer deixar marca como Capital da Cultura

O concerto Filarmonia no Fado, com a fadista Sandra Correia e as quatro bandas filarmónicas do Concelho deram o pontapé de saída no programa da V Capital da Cultura do Eixo Atlântico, que vai desenrolar-se ao longo de todo o ano em Santa Maria da Feira. A programação foi apresentada, um dia antes do concerto, […]