d'outras

Deputado do PSD Amadeu Albergaria preocupado com redução do apoio ao Cinanima

O deputado do PSD Amadeu Albergaria está preocupado com a redução do apoio estatal ao Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. Intervindo na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o parlamentar social-democrata questionou sobre a possibilidade de a organização do certame recorrer ao Fundo de Fomento Cultural, para garantir a qualidade das próximas edições.

“[O Cinanima] é um projeto percursor da descentralização cultural e afirmou-se, mesmo, como evento de relevo internacional, organizado fora dos grandes centros urbanos de Lisboa e do Porto”, vincou Amadeu Albergaria, referindo-se ao certame organizado pela Cooperativa Nascente e pela Câmara de Espinho, cujo arranque remonta a 1976.

Amadeu Albergaria recordou perante o ministro da Cultura que o Instituto do Cinema e do Audiovisual “reduziu, de uma forma que os organizadores consideram inesperada e necessariamente muito penalizadora, o apoio financeiro para o período e 2018 a 2020”, citando a própria organização em carta que escreveu ao governante, onde é referido que a redução “prejudica a realização e qualidade das próximas edições do festival”.

O deputado aveirense confrontou o ministro da cultura com esta preocupação dos responsáveis pela organização do Cinanima, sobre a importância deste festival e nomeadamente sobre o cinema de animação, e sobre a possibilidade de o festival poder recorrer à utilização do Fundo de Fomento Cultural.


d'outras - Junho 6, 2018

pub

Relacionados