Concelhos

Três escolas de S. João distinguidas no concurso “Conta-nos uma história”

pub

Na 9.ª edição do concurso “Conta-nos uma história – Podcast na Educação”, três estabelecimentos de educação de S. João da Madeira foram classificados nos primeiros lugares das respetivas categorias.

Na categoria Vídeo da Educação Pré-Escolar, o 1.º lugar deste concurso nacional foi atribuído ao Jardim de Infância do Parque com a história “O Cuquedo e um amor que mete medo”, dinamizada pelos alunos e pela educadora Margarida Rocha. O 2.º lugar foi atribuído ao Jardim de Infância Fundo de Vila, com a história “Mamã” dinamizada pelos alunos e pela educadora Aurora Tavares.

Na categoria Áudio do 1.º e 2.º ano de escolaridade, o 2.º lugar foi atribuído à Escola Básica do Espadanal com a história “Quem será o meu jantar?”, dinamizada pelos alunos e pela professora Idília Mota.

Segundo informação da organização, nesta 9.ª edição foram submetidas 352 histórias, nas modalidades áudio e vídeo, avaliadas por um júri presidido pela Professora Doutora Ana Amélia Carvalho da Universidade de Coimbra, e constituído por elementos da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura (PNL), da Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI), da Microsoft e da Rádio ZigZag.

Esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelas escolas de educação pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

Utiliza-se, assim, o ato de contar histórias como uma forma de aprendizagem, seja na aquisição de conhecimentos, competências e valores, ou nas atividades de caráter mais lúdico. As histórias admitidas a concurso são originais ou são novas versões que têm como base fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, entre outras. Cada história deve ter um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.


Palavras-chave: , ,

Concelhos - Junho 5, 2018

Relacionados

Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras a 8 de fevereiro na Torre da Oliva

São João da Madeira recebe o Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Educadoras no dia 8 de fevereiro. Pela primeira vez, a câmara sanjoanense organiza este encontro e a sessão de abertura está marcada para as 9h45 na Torre da Oliva, contando com a presença do presidente da autarquia, Jorge Sequeira. O programa contempla a […]

32 rotundas decoradas à Natal, votação até 6 de janeiro

Ao todo são 32 rotundas que se encontram decoradas no âmbito do concurso que a Câmara de São João da Madeira promove nesta época do ano e que regista a participação de associações, escolas e outras instituições. Esta edição conta com duas novidades relativamente às anteriores, já que a iniciativa passou a contar com um […]

AMP distingue Pedro Ventura

Na primeira edição do Prémio Metropolitano de Empreendedorismo, cuja sessão de atribuição decorreu na última semana, no Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos, o empresário sanjoanense Pedro Ventura foi uma das personalidades distinguidas. O galardão foi entregue ao responsável máximo da empresa Cartonagem Trindade, de São João da Madeira, pelo presidente da Área Metropolitana […]