O mais antigo Encontro Internacional de Estátuas Vivas do Mundo começa sábado em Espinho

pub

O mais antigo Encontro Internacional de Estátuas Vivas do Mundo, volta a animar a cidade de Espinho este sábado e domingo.
Em pleno coração da cidade, o XXII Encontro Internacional de Estátuas Vivas apresenta as melhores performances artísticas de imobilidade, proporcionando uma vez mais a cumplicidade entre os participantes e o público.

O XXII Encontro de “Estátuas Vivas” é uma organização da Câmara Municipal de Espinho que visa incentivar, divulgar e dignificar a criação artística nas artes performativas que se realizará, no Largo da Câmara Municipal, a partir das 15h30, e que contará com a participação de 40 estátuas a concurso, às quais se juntam convidados provenientes da Ucrânia, Bélgica, Polónia, Inglaterra e Espanha.

Na noite anterior à prova, sábado, a partir das 21h30, realiza-se o Lu(g)ar de Estátuas, evento que reúne num deslumbrante e mágico ambiente, estátuas de participantes premiados pelo júri em edições anteriores do Encontro Internacional de Estátuas Vivas.

Pela primeira vez, e com a colaboração dos comerciantes da cidade, o Lu(G)ar de Estátuas acontecerá na rua 19 e a maioria das estátuas estará colada em montras para que o público possa apreciar melhor a sua qualidade plástica, que sempre nos surpreende e faz deste Encontro um evento paradigmático das artes de rua.

A organização sublinha que, ao longo destes 22 anos de existência, o Encontro de Estátuas Vivas de Espinho permitiu que esta arte performativa ganhasse outra visibilidade a nível nacional e internacional, potenciando o aparecimento de novos criadores e artistas, que tiveram neste evento a possibilidade de mostrar o seu talento e trabalho.

Na edição deste ano, serão atribuídas as seguintes distinções: «Prémio Especial do Júri»; «Prémio Revelação» e «Prémio do Júri». Caberá também ao público escolher a sua estátua favorita, que será eleita com o “Prémio do Público”.

Destaque ainda para a participação especial de António Gomes dos Santos, recordista mundial, que estará presente neste Encontro com duas das suas criações e também como membro do júri.

 

Foto: Câmara Municipal de Espinho


Palavras-chave: ,

- Junho 5, 2018

Relacionados

Moradores e autarcas contestam retirada da Praia de Paramos quando “Etar é primeira casa em risco”

A população da Praia de Paramos, que acorreu em grande número ao centro Multimeios para se esclarecer sobre o Programa da Orla Costeira Caminha-Espinho, que prevê a demolição e o realojamento de uma parte do bairro piscatório não saiu convencida com os esclarecimentos da Agência Portuguesa do Ambiente que acedeu ao desafio lançado pelo presidente […]

Técnicos da APA explicam POC esta segunda-feira em Espinho

A demolição do bairro da Praia de Paramos e outras medidas no âmbito do Programa da Orla Costeira Caminha-Espinho, em fase de consulta pública, voltarão às primeiras linhas da atualidade em Espinho, com a realização, esta segunda-feira, às 21h00, de uma sessão pública de esclarecimento no Centro Multimeios, naquela cidade. A iniciativa é da Câmara […]

Mutualidades Portuguesas aprovam adesão à União Mundial em Espinho

Espinho acolheu este sábado a Assembleia Geral da União das Mutualidades Portuguesas que, entre outras decisões tomadas e assuntos discutidos, aprovou a adesão à União Mundial das Mutualidades, constituída a 5 de junho último em Genebra na Suíça. A associação mutualista A Familiar de Espinho foi a anfitriã desta sessão onde foi anunciada a indigitação […]