O mais antigo Encontro Internacional de Estátuas Vivas do Mundo começa sábado em Espinho

pub

O mais antigo Encontro Internacional de Estátuas Vivas do Mundo, volta a animar a cidade de Espinho este sábado e domingo.
Em pleno coração da cidade, o XXII Encontro Internacional de Estátuas Vivas apresenta as melhores performances artísticas de imobilidade, proporcionando uma vez mais a cumplicidade entre os participantes e o público.

O XXII Encontro de “Estátuas Vivas” é uma organização da Câmara Municipal de Espinho que visa incentivar, divulgar e dignificar a criação artística nas artes performativas que se realizará, no Largo da Câmara Municipal, a partir das 15h30, e que contará com a participação de 40 estátuas a concurso, às quais se juntam convidados provenientes da Ucrânia, Bélgica, Polónia, Inglaterra e Espanha.

Na noite anterior à prova, sábado, a partir das 21h30, realiza-se o Lu(g)ar de Estátuas, evento que reúne num deslumbrante e mágico ambiente, estátuas de participantes premiados pelo júri em edições anteriores do Encontro Internacional de Estátuas Vivas.

Pela primeira vez, e com a colaboração dos comerciantes da cidade, o Lu(G)ar de Estátuas acontecerá na rua 19 e a maioria das estátuas estará colada em montras para que o público possa apreciar melhor a sua qualidade plástica, que sempre nos surpreende e faz deste Encontro um evento paradigmático das artes de rua.

A organização sublinha que, ao longo destes 22 anos de existência, o Encontro de Estátuas Vivas de Espinho permitiu que esta arte performativa ganhasse outra visibilidade a nível nacional e internacional, potenciando o aparecimento de novos criadores e artistas, que tiveram neste evento a possibilidade de mostrar o seu talento e trabalho.

Na edição deste ano, serão atribuídas as seguintes distinções: «Prémio Especial do Júri»; «Prémio Revelação» e «Prémio do Júri». Caberá também ao público escolher a sua estátua favorita, que será eleita com o “Prémio do Público”.

Destaque ainda para a participação especial de António Gomes dos Santos, recordista mundial, que estará presente neste Encontro com duas das suas criações e também como membro do júri.

 

Foto: Câmara Municipal de Espinho


Palavras-chave: ,

- Junho 5, 2018

Relacionados

FEST, o festival de cinema de Espinho que dá palco a novos realizadores e tem uma tela gigante montada na praia

O FEST  ̶̶̶  Festival Novos Realizadores | Novo Cinema volta a celebrar o novo cinema e novos cineastas em Espinho. É a 14.ª edição que já está em andamento e termina a 25 de junho. “O evento procura criar um espaço onde cineastas emergentes possam mostrar e promover o seu trabalho, assim como desenvolver os seus […]

Novo circuito de recolha seletiva de lixo arranca em Guetim e Anta

A recolha multimaterial porta-a-porta arranca esta terça-feira no município de Espinho. O novo circuito de recolha seletiva abrangerá cerca de 2100 fogos e decorrerá, regularmente, no setor residencial e também no de serviços, em Guetim e Anta. A implementação deste novo sistema será precedida da distribuição de equipamentos de contentorização para recolha dedicada das várias […]

Pinto Moreira vai ficar “até ao último dia” do mandato na Câmara de Espinho

“Esta é a hora de Espinho assumir o seu lugar de charneira nos contextos regional de nacional”, disse Pinto Moreira, presidente da Câmara de Espinho na sessão solene evocativa dos 45 anos da Cidade, realizada na Piscina Solário Atlântico que está a assinalar 75 anos da sua abertura. Uma sessão solene que serviu para distinguir […]