Concelhos

Jovem de 17 anos pesquisou em arquivos para escrever a história de Canedo

pub

Em dia de comemoração do 21º aniversário da elevação de Canedo a Vila, Emanuel Alexis, apresentou o livro “São Pedro de Canedo: História de uma Vila”, que, em 19 capítulos, conta a história da freguesia, dos seus lugares e aldeias, capelas, festas e romarias e apresenta cartografia e manuscritos.

É o resultado de um trabalho de cerca de seis anos, sublinha o autor, que tem 17 anos, frequenta a Escola Secundária Coelho e Castro, Fiães, e participou no projeto de cidadania “Jovem Autarca” promovido pelo Município de Santa Maria da Feira.

Emanuel Alexis percorreu arquivos distritais, nacionais, bibliotecas públicas e municipais para recolher os “poucos” dados disponíveis para construir a história da única freguesia do Concelho da Feira banhada pelo Rio Douro.

“Como amante da minha terra, senti necessidade de procurar um pouco sobre ela. Temos de saber o que fomos, o que somos e o que viremos a ser e tudo isso passa por termos conhecimento da nossa história, dos nossos costumes e da nossa cultura”, explica o jovem autor.

Destacando que “cada região é única, porque tem a sua própria história, cultura e identidade”, Emanuel Alexis reconhece que a juventude destes tempos “não liga ao seu passado, nem às suas raízes, e este trabalho também tem como objetivo incutir às gerações futuras a ideia do que é ser cidadão de uma certa terra ou região”.

 

Foto: DR


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 5, 2018

Relacionados