Concelhos

CHEDV candidata-se a Hospital “Amigo dos Bebés” e “Sem Dor”

pub

A celebração do Dia Mundial da Criança foi o mote para o Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, que engloba os hospitais da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis, para diversas iniciativas que visam a melhoria dos cuidados prestados às crianças da região.

No leque incluem-se a candidatura conjunta dos serviços de Pediatria, Neonatologia, Obstetrícia e Comissão de Humanização a “Hospital Amigo dos Bebés”, a aquisição da triagem pediátrica canadiana que permitirá um melhor atendimento pediátrico, com a reavaliação dos doentes a cada 30 minutos e permitirá uma reestruturação do serviço de urgência pediátrico.

A candidatura a Hospital Sem Dor Pediátrico foi outra das iniciativas lançadas, a que se juntou a criação da comissão de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, que tem em vista normalizar a política de aleitamento do Centro Hospitalar, através da uniformização da formação dos profissionais. Esta comissão será presidida pela enfermeira Dulce Brito, representante na Comissão Regional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.

Entretanto, o Centro Hospitalar está a organizar visitas às escolas dos Concelhos da sua área de atuação de uma equipa multidisciplinar, envolvendo os serviços de Pediatria, Nutrição e Medicina Física e Reabilitação, com o objetivo de aumentar a literacia em Saúde das crianças.

No âmbito do programa “SNS + proximidade”, está previsto um protocolo com a Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Santa Maria da Feira, que tem como finalidade a melhoria dos circuitos de atendimento das crianças na região.

 

Dia da Criança celebrado em diferentes serviços

Em parceria com a Liga dos Amigos do Hospital São Sebastião (LAHSS), o Externato Ribadouro e o Grupo de Voluntários do Serviço de Pediatria, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga celebrou o Dia Mundial da Criança com inúmeras atividades nos diversos serviços do Hospital São Sebastião.

As crianças do internamento, Serviço de Urgência Pediátrico e Consulta Externa foram presenteadas com a visita de diversas personagens da Disney, fantoches, malabarismo, música e modelagem de balões.

O Gotinhas, das Termas de S. Jorge, à semelhança de anos anteriores, visitou o Hospital encantou os mais novos com alegria e muita música.

Numa variante mais didática, o Serviço de Nutrição realizou uma ação sobre alimentação saudável e o GCL–PPCIRA, uma atividade sobre a importância da higiene das mãos.

Já no Serviço de Obstetrícia, o dia foi assinalado com a criação de um espaço alusivo ao dia, para que os recém-papás pudessem tirar fotografias com os seus rebentos. Foram também entregues lembranças para os bebés.

No serviço de Medicina Física e Reabilitação as salas de tratamento das crianças foram decoradas a preceito.

A sessão de abertura do Dia Mundial da Criança, contou com a presença da enfermeira diretora, Sara Pereira, da vogal executiva Margarida Ornelas, da diretora do Serviço de Pediatria, Fátima Menezes, do presidente da LAHSS, Manuel António Ferreira, da coordenadora do Voluntariado da LAHSS, Virgínia Cavaco e ainda da responsável das Termas de S. Jorge, Teresa Vieira, e muitos convidados, voluntários e profissionais do CHEDV. Durante a Sessão, a LAHSS ofereceu ao Serviço de Neonatologia roupinhas e almofadas de amamentação; lembranças para os recém-nascidos e para as crianças do Serviço de Pediatria.


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Junho 5, 2018

Relacionados

BE reclama verbas para o CHEDV

O Bloco de Esquerda quer que o governo autorize investimentos urgentes no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), nomeadamente a aquisição de meios complementares de diagnóstico e de uma câmara de fluxo laminar para a preparação de medicamentos destinados a doentes oncológicos. “O Governo não pode continuar a condicionar o investimento no Serviço […]

Centro Hospitalar é uma referência nas cirurgias de obesidade

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) volta a conquistar o estatuto de Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade (CTO). Um reconhecimento que chega da Direção-Geral da Saúde (DGS). O grupo de Tratamento Cirúrgico Multidisciplinar de Obesidade do CHEDV, constituído em 2009, é reconhecido pela DGS como um dos centros a nível nacional […]