Três praias de Ovar e uma de Espinho com “Qualidade de Ouro”

pub

Ovar mantém as praias de Cortegaça, Furadouro e Torrão do Lameiro/Marreta, na lista de 309 praias portuguesas com “Qualidade de Ouro”, enquanto Espinho conserva a Praia da Baía, mas vê sair daquele lote Paramos e Silvalde.

Esmoriz, no concelho de Ovar, que em 2016 hasteou aquela bandeira, fica pelo segundo ano consecutivo fora da lista.

“Qualidade de Ouro” é uma distinção atribuída anualmente pela Quercus às praias costeiras, de interior e de transição, que conseguem manter a qualidade da água Excelente nas cinco últimas épocas balneares (neste caso entre 2013 e 2017.

Todas as análises realizadas pelos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100mlpara os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100mlpara a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respetivamente.

A Quercus divulgou esta quinta-feira uma lista de 309 praias portuguesas com “Qualidade de Ouro”, menos seis do que no ano passado, entre as 604 praias avaliadas, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O concelho com maior número de praias com “Qualidade de Ouro” é Albufeira com 22 praias, seguido de Almada com 17, Vila Nova de Gaia com 16, Vila do Bispo com 13 e Torres Vedras com 12.

 

Foto: DR


Palavras-chave: , , , , , , ,

- Maio 17, 2018

Relacionados

Rede de ciclovias e pistas pedonais de Ovar será ampliada. Projetos já estão aprovados para quatro áreas de intervenção

A Câmara de Ovar aprovou um projeto de construção de pistas pedonais e cicláveis, com um valor base superior a 630 mil euros. O início do procedimento de contratação pública também já está aprovado. A mobilidade urbana e sustentável tem vindo a ser uma aposta da câmara e a empreitada vem criar novas pistas, melhorar as […]

“Basta!” – diz Salvador Malheiro sobre adiamento da modernização da Linha do Norte

O presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, insurgiu-se esta quinta-feira contra “o habitual adiamento por parte da Infraestruturas de Portugal” das obras de modernização da Linha do Norte entre Ovar e Vila Nova de Gaia. “Basta!”, diz o autarca. A edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias destaca que as viagens de Alfa Pendular […]

Dia 27 caminha-se pelo recorde mundial de mobilização comunitária contra o cancro

A ideia é obter o recorde mundial pela maior mobilização comunitária na luta contra o cancro. Para o dia 27 de maio estão agendadas 78 caminhadas simultâneas que correspondem ao mesmo número de concelhos da Região Centro, que vão assinalar os 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Ovar […]