Três praias de Ovar e uma de Espinho com “Qualidade de Ouro”

pub

Ovar mantém as praias de Cortegaça, Furadouro e Torrão do Lameiro/Marreta, na lista de 309 praias portuguesas com “Qualidade de Ouro”, enquanto Espinho conserva a Praia da Baía, mas vê sair daquele lote Paramos e Silvalde.

Esmoriz, no concelho de Ovar, que em 2016 hasteou aquela bandeira, fica pelo segundo ano consecutivo fora da lista.

“Qualidade de Ouro” é uma distinção atribuída anualmente pela Quercus às praias costeiras, de interior e de transição, que conseguem manter a qualidade da água Excelente nas cinco últimas épocas balneares (neste caso entre 2013 e 2017.

Todas as análises realizadas pelos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100mlpara os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100mlpara a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respetivamente.

A Quercus divulgou esta quinta-feira uma lista de 309 praias portuguesas com “Qualidade de Ouro”, menos seis do que no ano passado, entre as 604 praias avaliadas, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O concelho com maior número de praias com “Qualidade de Ouro” é Albufeira com 22 praias, seguido de Almada com 17, Vila Nova de Gaia com 16, Vila do Bispo com 13 e Torres Vedras com 12.

 

Foto: DR


Palavras-chave: , , , , , , ,

- Maio 17, 2018

Relacionados

PSP apreendeu calções, camisolas e meias contrafeitos na feira semanal

A PSP de Espinho identificou uma mulher, de 61 anos, vendedora, por ter à venda no recinto da feira semanal de Espinho artigos supostamente contrafeitos de marcas desportivas de renome. Foram-lhe apreendidas 276 peças de vestuário – calções, t-shirts e meias. A PSP de São João da Madeira deteve um homem, de 29 anos, vigilante de segurança privada, […]

Arquiteto Rui Lacerda morre durante peregrinação a Compostela

Rui Lacerda, 64 anos, arquiteto espinhense, morreu de doença súbita esta quinta-feira, numa peregrinação a Santiago de Compostela, em Espanha. Desconhece-se, por enquanto, data e hora do funeral devido ao processo de transferência do corpo de Espanha para Portugal. Rui Lacerda é autor de edifícios como o Auditório de Espinho, o Casino da cidade, a […]

Festas do Mar animam Cortegaça até segunda-feira

O ciclo das Festas do Mar que começou há uma semana em Esmoriz, prossegue este fim de semana em Cortegaça, seguindo-se Furadouro e Espinho. Depois da abertura com a banda Kremlin, o programa das festividades em honra de Nossa Senhora da Nazaré, padroeira dos pescadores, reserva para este sábado à noite um tributo aos Xutos […]