Três praias de Ovar e uma de Espinho com “Qualidade de Ouro”

pub

Ovar mantém as praias de Cortegaça, Furadouro e Torrão do Lameiro/Marreta, na lista de 309 praias portuguesas com “Qualidade de Ouro”, enquanto Espinho conserva a Praia da Baía, mas vê sair daquele lote Paramos e Silvalde.

Esmoriz, no concelho de Ovar, que em 2016 hasteou aquela bandeira, fica pelo segundo ano consecutivo fora da lista.

“Qualidade de Ouro” é uma distinção atribuída anualmente pela Quercus às praias costeiras, de interior e de transição, que conseguem manter a qualidade da água Excelente nas cinco últimas épocas balneares (neste caso entre 2013 e 2017.

Todas as análises realizadas pelos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100mlpara os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100mlpara a Escherichia coli, e para águas interiores, 200ufc/100mle 500ufc/100ml, respetivamente.

A Quercus divulgou esta quinta-feira uma lista de 309 praias portuguesas com “Qualidade de Ouro”, menos seis do que no ano passado, entre as 604 praias avaliadas, com base na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O concelho com maior número de praias com “Qualidade de Ouro” é Albufeira com 22 praias, seguido de Almada com 17, Vila Nova de Gaia com 16, Vila do Bispo com 13 e Torres Vedras com 12.

 

Foto: DR


Palavras-chave: , , , , , , ,

- Maio 17, 2018

Relacionados

Homem perde a vida na praia dos Pescadores em Espinho

Um homem de 45 anos, de Paredes, perdeu a vida este domingo, cerca das 11h00, na praia dos Pescadores, não vigiada, em Espinho, depois de ter sido arrastado por uma onda juntamente com quatro outras pessoas da mesma família – a companheira e três filhos. As operações de salvamento foram desencadeadas pelos nadadores salvadores de […]

Espinho recria este fim de semana Praia dos inícios do século passado

A esplanada da Praia da Baía regressa esta noite de sábado e na tarde de domingo ao início do Século XX, para assistir à recriação histórica “Vir a Banhos”, com mais de uma centena de figurantes trajados à época envolvidos numa encenação dos hábitos balneares e sociais daqueles tempos. “Vir a Banhos” recorda a época […]

Abstenção do PS na requalificação da Secundária de Esmoriz “fura” unanimidade no Parlamento

A abstenção dos deputados do PS eleitos pelo círculo de Aveiro na votação de projetos de resolução do PSD, BE, PEV, PCP e CDS na Assembleia da República que recomendavam ao governo a requalificação da Escola Secundária de Esmoriz desencadeou uma escalada de argumentos no espaço público à margem do Parlamento. Os deputados socialistas consideram […]