Concelhos

Dia Internacional do Enfermeiro com lanche e música no bar do hospital

pub

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga assinalou o Dia Internacional do Enfermeiro. O conselho de administração do centro hospitalar prestou homenagem aos seus profissionais num momento de descontração e convívio durante um lanche no bar do Hospital São Sebastião. Os profissionais e os visitantes foram ainda presenteados com uma atuação do Coro da Casa da Música.

Este ano, “Uma Voz para Liderar – A Saúde é um Direito Humano” foi o tema do Dia Internacional do Enfermeiro, lançado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros.

O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de maio e tem por objetivo homenagear todos os enfermeiros lembrando a importância que têm na prestação de cuidados de saúde. Criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, celebra-se nesta data como forma de tributo a Florence Nightingale, considerada a precursora da enfermagem moderna.

Nascida a 12 de maio de 1820, no seio de uma família da alta sociedade inglesa, Florence Nightingale cedo descobriu a sua vocação, apesar da oposição da sua família. Durante a Guerra da Crimeia, Nightingale foi nomeada superintendente de um grupo de enfermeiras, ficando responsável por organizar um hospital de campanha. A sua atuação foi fundamental no combate às infeções, mas foi a sua dedicação e o seu cuidado aos feridos que conquistou o afeto da população britânica.

Florence Nightingale tornou-se um símbolo de esperança ficando conhecida como “the lady with the lamp” (a dama da candeia) pois todas as noites percorria os corredores do hospital com uma lamparina vigiando e cuidando dos feridos. Esta é a razão porque o símbolo da enfermagem é uma lamparina.


Palavras-chave: , ,

Concelhos - Maio 17, 2018

Relacionados

CHEDV recebe cirurgião sérvio para formação em cirurgia do ombro

No dia 12 de dezembro, o Serviço de Ortopedia, do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), recebeu o cirurgião sérvio, Novak Jovanovic, do Clinical Centre Kragujevac, no âmbito de uma ação de formação. Esta iniciativa não é novidade para o Serviço de Ortopedia que já recebeu diversas vezes cirurgiões nacionais e estrangeiros […]

Décimo simulacro no São Sebastião testa medidas de autoproteção

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga realizou, nesta sexta-feira, o seu décimo simulacro de incêndio no Hospital de São Sebastião. Esta ação teve como objetivo testar a implementação das medidas de autoproteção da unidade hospitalar, em Santa Maria da Feira, e está integrado no programa de formação e treino dos profissionais da […]

Hospital São Sebastião assinala 20 anos com Prémio Nobel da Medicina

No próximo ano, assinalam-se 20 anos desde que o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, abriu as suas portas e começou a receber os primeiros doentes. A 4 de janeiro de 1999 entrou em funcionamento com um estatuto jurídico inovador, um modelo de gestão próprio, sendo a primeira experiência de gestão empresarial […]