Concelhos

Dia Internacional do Enfermeiro com lanche e música no bar do hospital

pub

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga assinalou o Dia Internacional do Enfermeiro. O conselho de administração do centro hospitalar prestou homenagem aos seus profissionais num momento de descontração e convívio durante um lanche no bar do Hospital São Sebastião. Os profissionais e os visitantes foram ainda presenteados com uma atuação do Coro da Casa da Música.

Este ano, “Uma Voz para Liderar – A Saúde é um Direito Humano” foi o tema do Dia Internacional do Enfermeiro, lançado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros.

O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de maio e tem por objetivo homenagear todos os enfermeiros lembrando a importância que têm na prestação de cuidados de saúde. Criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, celebra-se nesta data como forma de tributo a Florence Nightingale, considerada a precursora da enfermagem moderna.

Nascida a 12 de maio de 1820, no seio de uma família da alta sociedade inglesa, Florence Nightingale cedo descobriu a sua vocação, apesar da oposição da sua família. Durante a Guerra da Crimeia, Nightingale foi nomeada superintendente de um grupo de enfermeiras, ficando responsável por organizar um hospital de campanha. A sua atuação foi fundamental no combate às infeções, mas foi a sua dedicação e o seu cuidado aos feridos que conquistou o afeto da população britânica.

Florence Nightingale tornou-se um símbolo de esperança ficando conhecida como “the lady with the lamp” (a dama da candeia) pois todas as noites percorria os corredores do hospital com uma lamparina vigiando e cuidando dos feridos. Esta é a razão porque o símbolo da enfermagem é uma lamparina.


Palavras-chave: , ,

Concelhos - Maio 17, 2018

Relacionados

Há uma nova zona de acesso à consulta externa do hospital

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) terminou a implementação de uma nova zona de acesso à Consulta Externa do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. Esta era, aliás, uma sugestão apresentada por diversos utentes e seus familiares que referiam o desconforto sentido na recepção da entrada da consulta […]

Jornada nacional do PCP arranca no Hospital São Sebastião, na Feira

O PCP iniciou nesta segunda-feira uma jornada de uma semana em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o lema “A Saúde é um Direito, Não é um Negócio” com a distribuição do panfleto nacional a profissionais e utentes do Centro Hospitalar entre Douro e Vouga, em Santa Maria da Feira. Durante o contacto […]

Mais de 2000 exames de espirometria num ano sem taxas moderadoras

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) e o Agrupamento de Centros de Saúde de Entre o Douro e Vouga I (ACES Feira/Arouca) assinaram há quase um ano, em 22 de maio de 2017, um protocolo para realização de exames de espirometria nos cuidados de saúde primários. Esta parceria tem-se revelado um […]