Economia

Há Festa na Aldeia reconhecido

pub

Quase a iniciar o ciclo de festivais de Verão, o “Há Festa na Aldeia” (HFA) recebeu uma boa notícia. Marcelo Rebelo de Sousa acaba de reconhecer o HFA como uma iniciativa de valor acrescentado e importante para o futuro do País, concedendo-lhe o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Este reconhecimento surge num ano marcado por grandes desafios para o território rural, que passam por “encontrar as sinergias certas e os pontos de unidade para que se cumpram os objetivos de promoção do turismo e combate ao isolamento”, sublinha a Associação do Turismo de Aldeia.

O HFA é um projeto de dinamização rural, assente nos habitantes das aldeias, que valoriza os patrimónios rural, natural e paisagístico e que tem um ciclo de festivais, com um evento âncora em cada aldeia, onde são mostrados os resultados do trabalho realizado ao longo do ano.

Este ano, Há festa em oito aldeias do norte e centro do país: Carvoeiro (Canedo, Feira), Ul (Oliveira de Azeméis), Vilarinho de São Roque (Ribeira de Fráguas, Albergaria-a-Velha), Talhas (Macedo de Cavaleiros), Rio de Onor (Bragança), Burgo (Pombeiro de Ribavizela e Vila Fria, Felgueiras), Castromil (Sobreira, Paredes), e Paradela (Miranda do Douro).

O trabalho de capacitação realizado até aqui vai ser apresentado em eventos culturais em cada um dos territórios, entre junho e outubro. O primeiro festival acontece já nos dias 9 e 10 de Junho em Vilarinho de S. Roque, Albergaria-a-Velha, e vai contar com mostras de gastronomia, artesanato, teatro, cinema, exposições e muita música.

 

 

Foto: HFA


Palavras-chave: , , , ,

Economia - Maio 12, 2018

Relacionados

O investimento está a chegar à aldeia do Porto Carvoeiro à boleia do Douro

O estatuto de Aldeia de Portugal e a sua vista sobre o Douro começam a dar sinais de que a história do Porto Carvoeiro, um pequeno aglomerado esquecido da vila de Canedo, num extremo de Santa Maria da Feira, poderá mudar. O investimento privado despertou há dois ou três anos, à boleia da classificação como […]

Jogar futebol a caminhar é o novo desporto para os mais velhos de Santa Maria da Feira

Chama-se Walking Football, em português futebol a caminhar, e é uma modalidade recente ajustada aos mais velhos. Tem regras bem definidas que reduzem os riscos e o desgaste físico de um jogo de futebol convencional. Não é permitido o contacto físico, nem correr, apenas caminhar. Jogar futebol a caminhar é, assim, uma alternativa para quem […]

Do Inha ao Carvoeiro em Canedo nascerá um passadiço com vista para o Douro

Não tem a exposição pública de que gozam os passadiços do Paiva em Arouca, do Uíma em Fiães ou da Barrinha em Esmoriz, mas inspira quem gosta de tranquilidade, dá uma sensação de frescura em dias quentes, porque serpenteia a margem esquerda do rio Inha, em Canedo, até ao encontro do Douro, a joia da […]