Concelhos

Catorze ideias do Orçamento Participativo a votos até dia 30

pub

Uma ambulância para os bombeiros (cerca de 70 mil euros), aulas de instrumento e banda para crianças desfavorecidas (14 mil), um busto de homenagem ao Reverendo Dr. Serafim Leite (40 mil) e um centro de fisioterapia para a Sanjoanense (44 mil), são algumas das 14 propostas admitidas no processo de Orçamento Participativo promovido pela Câmara de São João da Madeira e que está em votação até ao dia 30 de maio.

O leque de opções é variado. Contempla, ainda, uma rede de ciclovias (50 mil), um laboratório de ciências na escola de Carquejido (cerca de 69.700 euros), requalificação do piso de espaço desportivo, marcações e aquisição de equipamentos na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (58.700), laboratório de ciências para a escola de Carquejido (69.700), ou uma plataforma inclusiva com investimentos para facilitar a vida a cidadãos com mobilidade reduzida (55 mil).

Mas há mais: um porteiro eletrónico para o Jardim de Infância da Devesa Velha (cerca de 1.300), um projeto de ensino da Cidade dedicado a adultos (40 mil), a requalificação do espaço exterior da Escola EB1 do Espadanal (70 mil) e o Totalgym S. João, que durante um ano letivo se propõe promover a ginástica junto de crianças, seniores e pessoas portadoras de deficiência (33.500).

Na categoria Juventude figuram duas propostas: Bichos do Mato, que leva um momento cultural por mês a casa de um sanjoanense (9.500) e Magic Fear – Corrida Noturna Temática (15mil).

Para aprofundar cada uma das ideias, basta consultar o site Orçamento Participativo Municipal de S. João da Madeira: www.opm.cm-sjm.pt.

 

Como e onde votar?

Os eleitores em São João da Madeira podem votar até ao dia 30. Podem fazê-lo através do site www.opm.cm-sjm.pt (neste caso, é necessário procederem previamente à sua inscrição) ou presencialmente numa das cinco urnas de voto que estão disponíveis em diferentes pontos da cidade, durante os horários de funcionamento de cada um dos edifícios: Átrio da Câmara Municipal, Paços da Cultura, Sede da Habitar S. João, Piscinas Municipais e Torre da Oliva (Turismo Industrial).

O Orçamento Participativo é um processo democrático, através do qual os cidadãos decidem o destino de uma parte dos recursos públicos disponibilizados pelo Município, neste caso, 100 mil euros. Das ideias vencedoras nas edições anteriores foram executas a requalificação do recreio exterior da EB1 de Casaldelo e a requalificação do Skatepark da Praça Barbezieux.


Palavras-chave: , ,

Concelhos - Maio 11, 2018

Relacionados

Há um programa que diz aos pais o que fazer e não fazer nas competições das camadas jovens, nos jogos dos filhos

  A Câmara de São João da Madeira lançou o programa “Respeite o Seu Filho”, uma iniciativa inovadora que visa promover a ética no desporto junto do público das competições das camadas jovens, em articulação com diferentes dimensões, setores e agentes educativos e em concordância com o Plano Nacional para a Ética no Desporto (PNED). […]

PSP apreendeu calções, camisolas e meias contrafeitos na feira semanal

A PSP de Espinho identificou uma mulher, de 61 anos, vendedora, por ter à venda no recinto da feira semanal de Espinho artigos supostamente contrafeitos de marcas desportivas de renome. Foram-lhe apreendidas 276 peças de vestuário – calções, t-shirts e meias. A PSP de São João da Madeira deteve um homem, de 29 anos, vigilante de segurança privada, […]

Gin, comida, música, e uma praça transformada em pista de dança dos anos 80 em São João da Madeira

A Praça Luís Ribeiro, em São João da Madeira, já está transformada numa pista de dança gigante dos anos 80, década que inspira a edição de 2018 do “Gin and Street Food Sessions”, um dos maiores eventos dedicados a esta bebida no nosso país. Sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de setembro, instala-se um programa […]