Concelhos

Francisca, Maria e Rita criaram dispositivo para poupar água

pub

O projeto “Water to the future”, um dispositivo destinado a poupar água, venceu o Concurso de Ideias em Idade Escolar promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com o projeto TIME e ao qual concorreram alunos dos agrupamentos de escolas Dr. Ferreira da Silva e Ferreira de Castro.

O júri do concurso premiou o dispositivo metálico aplicável às torneiras para poupança de água apresentado pelas alunas Francisca Pinho, Maria Soares e Rita Oliveira, da Escola Básica e Secundária Comendador Ângelo Azevedo.

O sistema é composto por um cronómetro e um conjunto de luzes LED que funcionam como alerta da quantidade de água gasta. A redução de água faz-se através de uma barreira que vai fechando à medida que o tempo vai passando.

Em segundo lugar ficou o projeto “Pocketshoes” dos alunos Samuel Brandão, Carolina Sousa e Vera Alves, da Escola Básica e Secundária D. Ferreira da Silva. Um par de sapatilhas flexíveis para todas as idades, destinado a quem pratica ou não desporto. A novidade deste produto é a incorporação de materiais durante o processo de fabrico que asseguram a funcionalidade e a durabilidade das sapatilhas.

O terceiro projeto premiado foi “Guide Star”, uma bengala com software pensada para ajudar pessoas invisuais, que deteta perigos à distância, e alerta o seu utilizador. Um projeto assinado pelos alunos Ana Moreira, Ana Ferreira e Rodrigo Dias, da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva.

Foto: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis


Palavras-chave: , ,

Concelhos - Abril 28, 2018

Relacionados

PSD quer escola de Fajões no OE 2019

A deputada do PSD Helga Correia confrontou o ministro da educação com a premência das obras de requalificação da Escola Secundária de Fajões, concelho de Oliveira de Azeméis, exortando-o a incluir a verba necessária no orçamento do estado para 2019. Intervindo numa audição ao governante, a parlamentar social democrata recordou que, a não ser utilizado, […]

Caixa de Nogueira encerra dia 29

  Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Aveiro contestam o encerramento do segundo balcão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no concelho de Oliveira de Azeméis, agora que está anunciado o fecho da agência de Nogueira do Cravo. Numa pergunta dirigida ao Ministério das Finanças, os parlamentares sociais-democratas recordam a dimensão daquele concelho, […]

PSD atento a obras em Fajões

Os deputados do PSD temem a perda de 1,5 milhões de euros protocolados para a Escola Básica e Secundária de Fajões. Os deputados sociais-democratas eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro viram com os próprios olhos o estado de degradação da Escola Básica e Secundária de Fajões, em Oliveira de Azeméis, que tem protocolados 1,5 milhões de […]