Concelhos

Francisca, Maria e Rita criaram dispositivo para poupar água

pub

O projeto “Water to the future”, um dispositivo destinado a poupar água, venceu o Concurso de Ideias em Idade Escolar promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com o projeto TIME e ao qual concorreram alunos dos agrupamentos de escolas Dr. Ferreira da Silva e Ferreira de Castro.

O júri do concurso premiou o dispositivo metálico aplicável às torneiras para poupança de água apresentado pelas alunas Francisca Pinho, Maria Soares e Rita Oliveira, da Escola Básica e Secundária Comendador Ângelo Azevedo.

O sistema é composto por um cronómetro e um conjunto de luzes LED que funcionam como alerta da quantidade de água gasta. A redução de água faz-se através de uma barreira que vai fechando à medida que o tempo vai passando.

Em segundo lugar ficou o projeto “Pocketshoes” dos alunos Samuel Brandão, Carolina Sousa e Vera Alves, da Escola Básica e Secundária D. Ferreira da Silva. Um par de sapatilhas flexíveis para todas as idades, destinado a quem pratica ou não desporto. A novidade deste produto é a incorporação de materiais durante o processo de fabrico que asseguram a funcionalidade e a durabilidade das sapatilhas.

O terceiro projeto premiado foi “Guide Star”, uma bengala com software pensada para ajudar pessoas invisuais, que deteta perigos à distância, e alerta o seu utilizador. Um projeto assinado pelos alunos Ana Moreira, Ana Ferreira e Rodrigo Dias, da Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva.

Foto: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis


Palavras-chave: , ,

Concelhos - Abril 28, 2018

Relacionados

Ápio Assunção morreu aos 71 anos

Ápio Assunção, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, morreu na manhã do último domingo. Tinha 71 anos, era natural de Pinheiro da Bemposta, onde irá hoje a enterrar pelas 16h00. O seu currículo político é extenso. Foi presidente da Junta de Freguesia do Pinheiro da Bemposta durante quase 20 anos. Entre 1997 e 2001, foi […]

Cheiro a Casqueira no parlamento

A deputada do PSD, Susana Lamas, desafiou o ministro do Ambiente a assumir uma estratégia que ponha fim ao problema ambiental gerado pela  “fábrica do Casqueira”, como é conhecida, que afeta populações de São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis. Na discussão do Orçamento do Estado (OE) para 2019, a […]

Reclamado reforço de meios técnicos e humanos do hospital de Azeméis

A deputada do PSD Helga Correia exortou a nova ministra da Saúde a reforçar os meios técnicos e humanos do Hospital S. Miguel, de Oliveira e Azeméis. Intervindo numa audição à governante, a parlamentar social democrata sublinhou que o reforço de meios internos dispensaria a contratação de camas ao exterior. “Ao longo dos últimos anos […]