Os gigantes invisíveis que moram dentro dos livros vão andar à solta no parque do Buçaquinho, entre Esmoriz e Cortegaça

pub

Gigantes Invisíveis – Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores está de volta ao Parque Ambiental do Buçaquinho, em Esmoriz e Cortegaça, Ovar. A quarta edição está prestes a começar. A 25 de abril é dado o pontapé de saída desta iniciativa que já é uma referência na literatura e nas artes contemporâneas para crianças em Portugal. Até 30 de abril, os gigantes andam à solta no Buçaquinho com oficinas relacionadas com o mundo mágico dos livros. E outras atividades.

Este encontro para os mais novos leitores reunirá novos projetos literários de autores emergentes, bem como a possibilidade de encontrar novas linguagens e integrar novos autores em futuros trabalhos. É um evento gratuito pensado para crianças, jovens e famílias. Uma oportunidade de partilha de momentos mágicos de cultura e de lazer, na natureza. Um encontro entre crianças e os gigantes invisíveis que existem dentro dos livros.

Leituras, música, teatro, oficinas de impressão, oficinas de escrita, oficinas de ilustração, conversas com autores e apresentação de livros no programa da quarta edição.

A abertura acontece no feriado de 25 de Abril com a atuação do grupo de percussão Tocándar. No fim de semana seguinte, entram no programa os autores Nicholas Carvalho da África do Sul e Inês Almeida de Portugal, e o espetáculo do livro “Areias”, um teatro de formas animadas, de Pedro Saraiva. Os visitantes podem usufruir do espaço, visitar exposições de ilustração, relaxar com uma boa leitura no espaço “chill out”, visitar a feira de objetos de leitura dedicada ao projeto NIC e INÊS, desfrutar de sessões de leitura, participar em conversas e debates com autores. E ainda brincar ao “faz-de-conta” a partir do mundo fascinante dos livros.

Durante a semana, o evento será visitado pelas escolas do concelho de Ovar. Mais de 200 alunos visitarão os Gigantes Invisíveis, onde encontrarão um conjunto de atividades e oficinas relacionadas com o mundo mágico dos livros: leituras, música, teatro, oficinas de impressão, oficinas de escrita, oficinas de ilustração, conversas com autores e apresentação de livros.

Com a organização da Imaginar do Gigante e apoio da Câmara de Ovar, o evento é cada vez mais uma marca no mundo, tendo já passado por territórios como Timor-Leste, Guiné Bissau e este ano, com um novo parceiro, estará em São Tomé e Príncipe em outubro. A internacionalização deste projeto tem a parceria do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e do Centro Cultural Português.

Programa (Parque Ambiental do Buçaquinho, Esmoriz/Cortegaça, Ovar) 

25 de abril
14h30: TOCÁNDAR, grupo de percussão
15h30: TOM TOM, oficina de percussão
16h30: PROCURADOS, oficina de carticatura
EM PERMANÊNCIA, Anabela Dias, exposição de ilustração

26 abril
9h30-12h30: DESENHAR COM CARIMBOS, oficina de desenho
O DEVORADOR DE LIVROS, oficina de formas visuais
O MEU MARCADOR DE LIVRO, oficina de construção
ANIMALÁRIO, oficina de um diário mágico
CONTA-ME UM CONTO, leituras AREIAS, teatro de formas animadas

27 abril
9h30-12h30: DESENHAR COM CARIMBOS, oficina de desenho
O DEVORADOR DE LIVROS, oficina de formas visuais
O MEU MARCADOR DE LIVRO, oficina de construção
ANIMALÁRIO, oficina de um diário mágico
CONTA-ME UM CONTO, leituras AREIAS teatro de formas animadas

28 de abril
14h30: DO NADA E UM POUCO DE TUDO, à conversa com os autores
16h30-19h30: POP-UP ILUSTRADO, oficina
17h30: AREIAS, teatro de formas animadas

29 de abril
10h30-13h00: LIVROS ANIMADOS E ILUSTRADOS, oficina
14h30-17h30: ENCADERNAÇÃO EM CORRENTE, oficina
17h30: AREIAS, teatro de formas animadas

30 de abril
9h30-12h30: DESENHAR COM CARIMBOS, oficina de desenho
O DEVORADOR DE LIVROS, oficina de formas visuais
O MEU MARCADOR DE LIVRO, oficina de construção
ANIMALÁRIO, oficina de um diário mágico
CONTA-ME UM CONTO, leituras AREIAS teatro de formas animadas

 

 


Palavras-chave: , , , , , ,

- Abril 23, 2018

Relacionados

Festas do Mar animam Cortegaça até segunda-feira

O ciclo das Festas do Mar que começou há uma semana em Esmoriz, prossegue este fim de semana em Cortegaça, seguindo-se Furadouro e Espinho. Depois da abertura com a banda Kremlin, o programa das festividades em honra de Nossa Senhora da Nazaré, padroeira dos pescadores, reserva para este sábado à noite um tributo aos Xutos […]

Polícia Judiciária de Aveiro detém vigilante suspeito de abuso sexual de menor

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem, vigilante, de 57 anos, suspeito de ter abusado sexualmente de uma menina com 8 anos de idade, sua vizinha e neta de um familiar. Segundo um comunicado da PJ, os factos ocorreram na Região Centro [numa freguesia do concelho de Ovar], […]

Gala Solidária de Válega apoia Liga Contra o Cancro

A Gala Solidária, promovida pelo grupo ASAS-Anjos Solidários, no Salão Paroquial de Válega, rendeu 1.695, 40 euros, montante que será entregue na íntegra para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, informou a organização. Manuela Couto, coordenadora do grupo ASAS, sublinha os “excelentes momentos musicais” que o espetáculo proporcionou e agradece a todos os que contribuíram […]