Economia

Suecos e espanhóis visitam cortiça

pub

O Cincork – Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça, instalado em Santa Maria de Lamas, recebeu a visita de cerca de 45 jovens estudantes e professores universitários de Espanha e da Suécia que andam interessados em perceber um pouco mais sobre a cortiça, as suas propriedades e os seus produtos.

O grupo oriundo do país vizinho é finalista do Curso Superior de Enologia da Universidad de Valladolid, Espanha. Alunos e docentes tiveram oportunidade de se inteirarem ainda mais da estreita relação que existe entre a cortiça e o vinho, contactando com a vertente da preparação e transformação da cortiça em rolhas.

Já o grupo escandinavo, futuros engenheiros florestais, descobrem neste setor, e em particular na floresta de montado de sobro, o sobreiro, uma espécie autóctone do Mediterrâneo Ocidental com características ímpares em que a sua casca permite uma infinidade de aplicações.

Ambos os grupos tiveram ainda a possibilidade de visitar o Fablab do Cincork, espaço por excelência para prototipagem, e promotor do desenvolvimento de novas aplicações da cortiça.

Estas visitas resultam da parceria que o Cincork tem com a Apcor – Associação Portuguesa da Cortiça, quer no âmbito do Intercork, quer no Cork Experience Tour.

Foto: Cincork

 


Economia - Abril 22, 2018

Relacionados