Concelhos

Mosteiro recebe ministro da Cultura e Capicua nos “Dias do Património a Norte”

pub

Arouca é o primeiro de oito concelhos a acolher o evento “Dias do Património a Norte”. Nos dias 20 e 21 de abril, o Mosteiro de Santa Maria de Arouca será palco de dois dias de programação artística, cultural e gastronómica – e na qual a comunidade arouquense e os traços identitários de Terras de Santa Mafalda serão os protagonistas.

As portas do Mosteiro abrem-se para receber atividades para todas as idades, onde se incluem visitas-jogo, um showcooking de vitela arouquesa, conversas sobre património e concertos. O evento, promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), em parceria com a Câmara de Arouca, contará com a presença do ministro da Cultura, Luís Castro Mendes. A entrada é livre.

O programa é diversificado e inclui atividades para miúdos e graúdos. A lenda da Rainha Santa Mafalda é o mote para as visitas-jogos dirigidas aos mais pequenos e os modos de vida dos mosteiros femininos são o tema da visita guiada aos claustros do Mosteiro feita por membros da comunidade que se propõem a contar a história do local, não apenas através de factos escritos e estudados, mas também a partir de vivências de quem por ali passou.

O ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, estará em Arouca no sábado, dia em decorrerá, na Sala do Capítulo, a conversa “O Património e Redes de Saber”, em que se falará sobre as instituições monásticas. Os professores João Serra e José Varejão serão os oradores desta conversa que contará também com a presença da presidente da Câmara de Arouca, Margarida Belém, do diretor da DRCN, António Ponte, e do Juiz da Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, Carlos Teixeira de Brito.

Às 17h00, terá início o concerto para toda a família “Mão Verde” com Capicua e Pedro Geraldes. Com rimas, histórias, rap e jogos de palavras, os artistas transmitirão uma mensagem ecologista e proporcionarão momentos de grande animação e aprendizagem. Meia hora depois, começa, na cozinha do Mosteiro, o showcooking com o chef Marco Gomes. A vitela arouquesa será o principal ingrediente.

Às 19h00, na escadaria da ala sul do Mosteiro, decorrerá o concerto “Performance com Grupos da Comunidade”. Trata-se de uma criação, inteiramente desenhada com a comunidade arouquense, identificativa da sua música e cultura, e que tem como ponto de partida a polifonia vocal da região. Um espetáculo único e irrepetível protagonizado por associações e instituições arouquenses e músicos a título particular, com a orientação dos artistas António Serginho e Sara Yasmine.

O evento termina no Cadeiral do Mosteiro, onde se realiza, às 21h45, o concerto “Rua da Lua”. Carlos Lopes, Tiago Oliveira, Manú Teixeira, Rui Silva e Tatiana Pinto trazem a Terras de Santa Mafalda o som do acordeão, da guitarra clássica, do contrabaixo e da percussão e, juntos, proporcionarão uma viagem única pela cultura portuguesa e pela sua tradição musical.

“Dias do Património a Norte” é um evento em rede que ao longo de seis meses vai transformar oito lugares patrimoniais da região Norte em palcos de uma programação artística, cultural e gastronómica, desenhada com o traço da identidade singular de cada território. Em cada local, uma estória, um sabor, uma tradição, uma descoberta, estimulando uma dinamização cultural em locais de valor patrimonial inesgotável, criando sentimentos de descoberta e de pertença.

Depois de Arouca, Tarouca, Miranda do Douro, Vila Real, Barcelos, Bragança, Mogadouro e Alfândega da Fé são as localidades que vão acolher o ciclo de eventos integrados na operação “Dias do Património a Norte” e homenagear o património, a tradição e a cultura das comunidades.

O evento representa um investimento total de 400 mil euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER. No Ano Europeu do Património Cultural, a DRCN aposta na descentralização e na oferta cultural disseminada pelo território, apresentando um projeto de turismo cultural inovador, agregador e atrativo.


Palavras-chave: , , ,

Concelhos - Abril 19, 2018

Relacionados

Deputada Helga Correia preocupada com qualidade de cobertura da televisão digital terrestre

A deputada do PSD Helga Correia está preocupada com a qualidade do sinal de cobertura da televisão digital terrestre (TDT), que leva cada vez mais famílias a subscrever operadores privados. Numa pergunta dirigida ao ministro da Cultura, a parlamentar social-democrata questiona o governante sobre que medidas têm sido implementadas para melhorar a cobertura e disponibilidade […]

A ala sul do Mosteiro de Arouca será uma unidade hoteleira. A vila quer alargar a oferta nesta área

Há alguns anos, o arquiteto Souto Moura elaborou um estudo prévio para o reaproveitamento da ala sul do Mosteiro de Arouca, que poderia ser transformado num hotel. Neste momento, várias entidades, entre as quais a câmara arouquense, estão a trabalhar com o Turismo de Portugal para definir um caderno de encargos que irá orientar e […]