Disto & Daquilo

Abriu a época das amêndoas, esse fruto seco que tem proteínas, açúcares e gorduras

pub

Tempo de Páscoa, época de amêndoas. Este fruto seco, considerado um dos mais completos da sua família, adapta-se facilmente ao que se pretende na cozinha. Tanto pode ser um ingrediente que entra em doces, cremes, tartes, bolos. Como está disponível para fazer parte de combinações com salgados, recheios de aves, purés.

O fruto da amendoeira germinou no Oriente e na Ásia Central. Há amêndoas doces e há amêndoas amargas, conforme o tipo de sementes que se lançam à terra. As doces são vendidas com e sem casca, em lasca ou moídas, as amargas são apenas utilizadas em quantidades muito pequenas como tempero (e convém não exagerar).

A amêndoa tem proteínas, açúcares, gorduras, sais minerais (cálcio e fósforo) e vitaminas em quantidades generosas. E anda nos pratos do mundo desde a mais remota antiguidade. A película das amêndoas secas sai com uma receita simples: em água quente durante dois minutos e a película desprende-se com facilidade. De seguida, as amêndoas vão ao forno durante alguns minutos para ficarem bem secas.

As amêndoas são uma iguaria pascal, um adorno tradicional da Páscoa. As amêndoas da Páscoa são, nada mais nada menos, do que sementes de amêndoa, cruas ou torradas, previamente revestidas a açúcar, de várias cores. O açúcar tem de atingir um ponto especial dentro de um recipiente, de preferência de cobre polido. Dentro dessa pasta, colocam-se as sementes e deixa-se arrefecer, sem parar de fazer movimentos constantes para que nada fique agarrado ao tacho. Desta forma, as amêndoas ficam cobertas por uma camada de açúcar homogénea e compacta.

Além da cozinha, as amêndoas também estão na indústria de cosméticos e em medicamentos como pomadas, emulsões e hidratantes. Tudo porque este óleo tem um elevado teor em ácidos gordos mono-insaturados que lhe dá uma grande viscosidade, um alto poder hidratante, uma grande capacidade de penetrar na pele (quem nunca usou óleo de amêndoas doces?).

As amêndoas, que não as da Páscoa, também se evidenciam pelas suas propriedades cicatrizantes e que evitam a descamação da pele e as frieiras.

Foto: DR


Palavras-chave:

Disto & Daquilo - Março 31, 2018

Relacionados