Concelhos

Projetos inovadores e criativos promovem sucesso escolar

pub

“Transformers – Escola de Superpoderes” e “Criatividade – Problem Solvers em Ação” são os dois projetos em curso no município de Arouca no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Área Metropolitana do Porto (AMP).

O projeto “Transformers – Escola de Superpoderes” decorre no Agrupamento de Escolas de Escariz com a participação de uma turma do 7.º ano. O objetivo é capacitar os alunos para serem agentes de mudança nas suas comunidades, colocando os seus talentos ao serviço das populações, aumentando o envolvimento cívico, social e político destes alunos e, simultaneamente, contribuir para a redução dos números de absentismo. O talento escolhido pelos alunos de Escariz foi a patinagem. Para o desenvolverem, contam com a ajuda de um mentor que inspira e partilha o seu talento com os alunos aprendizes. Ao todo, há atualmente 17 “Escolas de Superpoderes” em funcionamento na AMP.

Por sua vez, o projeto “Criatividade – Problem Solvers em Ação” tem lugar no Agrupamento de Escolas de Arouca, com a participação de uma turma do 6.º ano. Este é um programa educativo inovador que utiliza o processo criativo (creative problem solving) como metodologia de intervenção, com o objetivo de desenvolver competências fulcrais para o sucesso no século XXI, como é o caso do pensamento crítico e da comunicação.

Semanalmente são promovidas sessões de 90 minutos dinamizadas por mentores. Com recurso a atividades e estratégias inovadoras relacionadas com ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, procura-se o desenvolvimento de competências de resolução criativa de problemas.

O município de Arouca tem registado, em ambos os agrupamentos escolares, melhorias nas taxas de sucessos dos diversos níveis de ensino, sendo que, em termos de taxa de retenção de alunos, Arouca encontra-se abaixo da média da nacional, não se verificando em nenhuma das escolas alunos em situações de abandono escolar.

Recorde-se que foi recentemente aprovada a candidatura do PIICIE apresentada pelo Município de Arouca ao Portugal 2020. O PIICE procura promover uma abordagem positiva e não estigmatizante, centrada no sucesso escolar. Desenvolve-se em torno de três eixos principais: hábitos de vida saudáveis, inteligência emocional, e as capacidades empreendedoras, sendo implementado a partir do ano letivo 2018/2019.

Foto: Câmara Municipal de Arouca


Palavras-chave: , , , ,

Concelhos - Março 30, 2018

Relacionados

Passadiços do Paiva interpretados durante o mês de agosto

Viajar no tempo, pela natureza e cultura, é o que propõe a AGA – Associação Geoparque Arouca durante o mês de agosto, às sextas-feiras, com as visitas interpretadas nos Passadiços do Paiva. Através do itinerário C ‘Paiva: o vale surpreendente’, da Rota dos Geossítios do Arouca Geopark, desvende as histórias que a geologia, a biologia […]

Visita interpretada à Rota dos Geossítios do Arouca Geopark

A natureza pode ser uma boa alternativa à praia e à densidade do litoral. Para os amantes do contacto com a natureza e a paisagem fica o convite para uma visita interpretada à Rota dos Geossítios do Arouca Geopark. Está programada para o dia 18 de agosto. Todo o dia. A manhã é para visitar […]

Europarque recebe 6.500 avós da Área Metropolitana do Porto

O Europarque, em Santa Maria da Feira, volta a ser o ponto de encontro de mais de seis mil seniores, que vão celebrar o Dia Metropolitano dos Avós no dia 26 de julho. O evento é organizado pela Área Metropolitana do Porto e conta com a parceria da autarquia feirense. A iniciativa, que decorre das […]