Disto & Daquilo

Mais do que calorias

pub

António Rocha*

A importância do exercício físico, como fazendo parte de um saudável lifestyle, cresce a elevados níveis nos dias que passam. Por si, é razão para me inquietar quando o vejo, APENAS, ser considerado um meio de perda ou controlo de peso. Julgo necessário destapar o mito da relação entre o exercício físico, o gasto de calorias e a perda de peso.

O corpo humano foi feito, ancestralmente, para se mover, de formas diversas, com diferentes intuitos. Os milénios passam e esta característica não se perdeu sendo ela que deveremos preservar: MOVER-SE. Seja por ginásios, piscinas, clubes desportivos ou simplesmente por associações espontâneas de amigos ou conhecidos onde, em qualquer rua ou “playground”, encontram aí um bom motivo de convívio prazeroso e… saudável.

Mas, que SAÚDE?
Imensos estudos científicos provam que a atividade física, entre muitos mais, faz bem a memória, combate a depressão, aumenta a plasticidade cerebral, melhora a eficácia glandular e endócrina, melhora a função cardíaca, promove o melhoramento da função muscular e articular, contribui para a redução da osteoporose. Inegável.

Mais importante que tudo, sintamos os seus efeitos.
A saúde que defendo é a de não estar doente, nem de “quando em vez” porque, estar doente, é um estado ANORMAL do corpo humano.

A saúde que defendo é aquela que nos permite ter energia imediatamente ao acordar e durante o dia, pois regeneramos energia suficiente para todos os dias.
A saúde que defendo é aquela que nos faz ter uma boa noite de descanso/sono.
A saúde que aqui defendo é aquela que se vê refletida sobre os adequados parâmetros dos exames clínicos.
A saúde que defendo é aquela que nos permite atrasar os efeitos do envelhecimento.

Pois acredito que a genética, na maior parte dos casos, não é um privilégio ou uma fatalidade. Podemos fazer muito bem pela nossa genética, qualquer que ela seja. Não se renda… ganhe coragem e ajude-a.

Para isso devemos mover-nos, para isso devemos fazer atividade física!

*Lifestyle Coach: TrainingHealth4Life
Licenciado em Rendimento pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física

 


Disto & Daquilo - Março 16, 2018

Relacionados